Por Revda. June Maffin
O que é afinal o Rosário Anglicano? Bem, correntes com contas têm sido usadas como auxiliar da oração por muitas religiões no decorrer dos séculos enquanto pessoas refletem sobre o mistério de Deus. Pelos séculos, os cristãos têm experimentado orações e configurações de contas, tirada das Escrituras, dos livros de orações e de outras fontes devocionais.
Os judeus que constituíam as primeiras comunidades cristãs, tinham familiaridade com o uso regular da oração diária na vida da sinagoga. As formas de oração judaica mais tradicionais foram adaptadas na Igreja primitiva sob a forma cristã. Esta formas evoluíram para as horas e ofícios (serviços de oração) através do mundo cristã e na vida monástica. Esta foi à base do Livro de Oração Comum por exemplo, e do Breviário Romano.
O Rosário Anglicano é composto de 33 contas divididas em 4 grupos de sete “semanas”, que substituem os cinco grupos de 10 contas chamadas “dezenas” do rosário latino,usado hoje Católicos Romanos. Para cada conjunto de sete contas, há uma conta única maior, que forma com as demais (total de 4) uma Cruz dentro do círculo do Rosário.
Como usar?
O Rosário começa com a Cruz ou Crucifixo. A primeira conta é um convite à presença de Deus. Isto pode ajudar a entrar no tempo de contemplação intencional. As quatro contas maiores dividem as “semanas” e formam uma cruz no círculo do rosário.
Orações que podem ser ditas com o Rosário:
Crua: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Primeira conta grande: “Pai Nosso”.
Contas menores: “Ave Maria…” e assim por diante.