Sobre São João

São João, Apóstolo de Cristo e Evangelista

“No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus” (Jo 1.1)

São João Evangelista desenhado por Flaminio Torri, século XVII. Acervo da Biblioteca Nacional Digital do Brasil.

São João é um apóstolo de Cristo e evangelista, tendo como data comemorativa o dia 27 de dezembro. Nasceu na região de Betsaida, é irmão de Tiago, filho de Zebedeu e Salomé. Foi um pescador de peixes e de homens.

Sendo uma das pessoas mais próximas a Jesus, esteve presente em momentos importantes da história cristã, estando ao lado de Jesus na última ceia e no momento de sua morte, ao lado de Nossa Senhora.

João e seu irmão Tiago foram apelidados como “filhos do trovão”, devido ao temperamento impetuoso. Em algumas ocasiões pareciam ser ambiciosos, enquanto na realidade eram companheiros fiéis.

Escreveu o quarto evangelho. Diferentemente dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, João escreve com um tom mais filosófico, introvertido. Os milagres são considerados sinais da missão de Jesus na terra para com os homens.

De acordo com os Atos dos Apóstolos, após a ressurreição de Cristo, João esteve com Pedro em inúmeras ocasiões.

À época do Imperador Domiciano, foi perseguido e exilado na ilha de Patmos, momento no qual escreveu o livro das Revelações, também conhecido como Apocalipse. Ao final do exílio, com a morte de Domiciano, retornou a Éfeso, capital da província romana da Ásia. Faleceu e foi sepultado na mesma cidade.

Bibliografia

SGARBOSSA, Mario, GIOVANNINI, Luigi; Um santo para cada dia, Paulus Gráfica, São Paulo, 1996, págs. 416 e 417.

Lesser Feasts and Fasts 2003, Church Publishing Incorporated, New York, 2003, pág.108.