No dia de hoje, 12 de agosto, celebramos o 16º aniversário de consagração do atual templo da Paróquia de São João, cuja cerimônia aconteceu na manhã dia 11 de agosto de 2002, segundo domingo do mês. Este prédio, que é o quarto templo utilizado pela paróquia em sua história, encerrava um período de atribulado que se iniciara com a demolição do templo em janeiro de 1995 por ocasião do prolongamento da Avenida Faria Lima.
Após a demolição, a comunidade decidiu em 1999 pela construção de novo templo, mantendo-se no mesmo terreno de sua fundação em 1933. Projetado pelo arquiteto Ruy Othake, a construção com estilo arquitetônico moderno teve seu projeto e obras acompanhadas incansavelmente pelos paroquianos Pedro Issáo Ito e Ayako Nishikawa. A pedra fundamental da construção do novo prédio foi lançada no dia 08 de outubro de 2000, e durante o período de obras, a comunidade celebrou e reuniu-se dominicalmente na Rua Galvão Bueno, bairro da Liberdade.
O primeiro uso religioso do prédio foi em uma cerimônia eucarística realizada pelo então Reitor Flávio Irala, acompanhado do Sr. Sazuko Asskura, para os trabalhadores que laboraram na construção da paróquia, assim que foram terminadas as obras. Ainda com as atividades na Liberdade, em janeiro de 2002 é instalado como novo reitor o Rev. Cezar Alves, e como coadjutor o Rev. Davi Yuba.
Com tudo quase preparado, a comunidade engajou-se para mobiliar o interior da nova Paróquia, tanto com a compra de itens de decoração quanto com o uso de objetos e alguns móveis que foram preservados de épocas anteriores.
Então, em uma tarde ensolarada de agosto, uma pequena multidão repleta de esperança e alegria esperava em frente ao prédio fechado. O Coral Sônia, dirigido por D. Tomoko Shirahata, começa a entoar hinos religiosos. O Bispo Primaz Glauco Soares de Lima inicia a cerimônia de dedicação do novo templo, sendo este consagrado pelo Bispo Diocesano Hiroshi Ito. Era um novo caminhar, tentando não esquecer suas origens.
Desde então muito se passou, novas pessoas se juntaram à comunidade, outras nos deixaram em memória, e diversos desafios se desenham no horizonte. Que, assim como fizera no passado, a comunidade continue a responder a estes desafios com a presença e bênção de Deus.
Texto escrito por Ricardo Ito.