Os trabalhos vão começar neste ano para preparar as fundações bíblicas para a próxima conferência de Lambeth, quando 35 estudiosos do Novo Testamento de várias denominações estarão reunidos no Seminário de Santo Agostinho no Palácio de Lambeth. Cerca de 800 bispos de toda a Comunhão Anglicana estarão reunidos na Universidade de Kent em Cantuária, Inglaterra, no verão de 2020 para a conferência de Lambeth, uma vez em uma década.
Como parte de seu tempo unidos, os bispos irão se envolver em estudos Bíblicos acerca da primeira epístola de Pedro (1 Pedro) e o Seminário de Santo Agostinho começará o trabalho ao preparar o material para os estudos.
Os 35 estudiosos do Novo Testamento que estarão no Seminário de Santo Agostinho são da Austrália, Botswana, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Egito, Índia, Irlanda, Quênia, Nigéria, Filipinas, Singapura, África do Sul, Suíça, Reino Unido, e Estados Unidos. Os participantes vêm de diferentes igrejas da Comunhão Anglicana e de uma variedade de outras denominações, incluindo da igreja Metodista, Presbiteriana, Igrejas Unidas da Austrália, Igreja Católico Romana, Pentecostal, e Armênia Ortodoxa.
O seminário será convocado pela Professora Jennifer Strawbridge, professora-associada em Estudos do Novo Testamento na Mansfield College da Universidade de Oxford. O grupo considerará o texto de 1 Pedro e ajudará a redigir o pensamento crítico para ajudar a moldar os estudos Bíblicos e outros aspectos da Conferência de Lambeth. Após a reunião inicial em novembro, um grupo menor se reunirá no Palácio de Lambeth novamente em maio de 2019 para reunir os recursos.
O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, disse: “Estou imensamente ansioso pelo seminário de Santo Agostinho em novembro. Esta reunião terá um papel importante enquanto buscamos a sabedoria de Deus no desenvolvimento e refinamento dos temas para a Conferência de Lambeth”.
“O livro de 1 Pedro é um dos meus favoritos pessoais. Há tanto ali que é pertinente para a Igreja, para o mundo, para o momento que estamos vivendo e para nós buscarmos direção para a Comunhão Anglicana nos anos vindouros”.
“A perícia e o discernimento de teólogos que estarão unidos será vital ao informar o pensamento em áreas como as exposições Bíblicas diárias, grupos de estudos Bíblico e homilias. Oro para que sejam momentos estimulantes e excitantes juntos”.
A professora Strawbridge descreveu sua participação no Seminário Santo Agostinho como uma “honra absoluta”, acrescentando: “Tenho admirado o trabalho de muitos dos que estarão presentes; e estou animada para ver o que acontecerá quando tantos corações e mentes incríveis, condenados e fiéis, estarão unidos para discutir as Escrituras e a Igreja”.
“Um dos focos em Lambeth será na colegialidade e minha esperança é que este seminário modelará precisamente como usamos a lente das Escritura para explorar o que significa caminhar juntos em um mundo conectado mas não necessariamente relacional. Além disso, minha esperança é que este grupo pense criativamente sobre diferentes abordagens sobre o estudo Bíblico, incluindo maneiras de discordar bem sobre o significado do texto”.
“O foco do seminário será de trabalho intensivo sobre 1 Pedro se posiciona ao lado do tema abrangente da Conferência de Lambeth: A Igreja de Deus para o Mundo de Deus: caminhando, testemunhando, e escutando. Ademais, membros do seminário pensarão sobre 1 Pedro teologicamente e no cotexto. Mas tal foco estará ao lado o tema mais amplo extraído de 1 Pedro como nosso chamado em Cristo, nossa comunhão com Cristo, a proclamação de Cristo, e a exortação em 1 Pedro de pastorear o rebanho com humildade”.
Publicado em 11/09/2018 no site Anglican Communion News Service.