Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Romanos 14.17)
A Câmara Episcopal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil não pode ficar indiferente diante do resultado do processo eleitoral que ocorreu em nosso país neste ano. Como pessoas cristãs e conscientes de nossa responsabilidade social e política celebramos a democracia como direito do povo que marcam os rumos do exercício do poder governamental em todos os níveis.
Nos processos anteriores era preocupante a ação do poder econômico das grandes corporações financiando as campanhas de todos os partidos e criando as condições para corrupção institucionalizada e o desvio do sentido do mandato político de nossos representantes na formação de “bancadas”. O processo deste ano foi marcado pela desinformação organizada através da ação ilegal do mesmo poder econômico nas redes sociais, a negativa ao debate aberto e transparente de ideias e propostas, e o uso de declarações ameaçadoras aos valores essenciais da convivência harmônica e respeitosa de todas as pessoas em nossa sociedade.
Estaremos atentas e atentos ao que vai acontecer a partir do resultado destas eleições, junto com todas as organizações ecumênicas, nos grupos de diálogo inter-religioso e movimentos populares com os quais temos caminhado na defesa dos direitos humanos e ambientais. Manteremos nossa voz profética na denúncia de toda a violação à dignidade de qualquer pessoa humana seguindo os votos batismais e de confirmação que afirmam nosso dever de “procurar transformar as estruturas injustas da sociedade, desafiando toda sorte de violência, respeitando a dignidade de toda pessoa humana e buscando a paz e a reconciliação”. (LOC pág. 555)
E buscaremos que nossas comunidades sejam espaços seguros de acolhida, proteção, diálogo, reconciliação e respeito mútuo para todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis. Oramos e convocamos a oração permanente pela paz no Brasil, para que o amor vença o ódio e o diálogo substitua a violência e a intolerância dê lugar ao respeito.
Curitiba, 30 de outubro de 2018
Bispo Naudal Alves Gomes – Diocese Anglicana do Paraná – Primaz da IEAB
Bispo Maurício Andrade – Diocese Anglicana de Brasília
Bispo Renato Raatz – Diocese Anglicana de Pelotas
Bispo Francisco de Assis da Silva – Diocese Sul Ocidental
Bispo João Câncio Peixoto – Diocese Anglicana do Recife
Bispo Humberto Maiztegui – Diocese Meridional
Bispo Eduardo Coelho Grillo – Diocese Anglicana do Rio de Janeiro
Bispa Marinez Rosa dos Santos Bassotto – Diocese Anglicana da Amazônia
Bispo Clovis Erly Rodrigues – Emérito
Bispo Almir dos Santos – Emérito
Bispo Celso de Oliveira Franco – Emérito
Bispo Jubal Pereira Neves – Emérito
Bispo Orlando Santos de Oliveira – Emérito
Bispo Filadelfo Oliveira Neto – Emérito
Bispo Saulo de Barros – Emérito
Publicado em 30/10/2018 pelo Serviço de Notícias da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.