O Arcebispo de Cantuária definiu sua visão para a próxima reunião dos bispos da Comunhão Anglicana, que acontece uma vez a cada década, dizendo que “o mundo … precisa das boas novas de Jesus Cristo”. Ele disse que o mundo “precisa ver isso em nossas ações, desejá-lo em nosso amor em conjunto, e ouvi-lo em nossa confiante proclamação das boas novas de Jesus”. Ele fez seus comentários em um vídeo no novo site da Conferência de Lambeth, e as datas para a reunião foram confirmadas de 23 de julho, quinta-feira, a 2 de agosto, domingo, de 2020.
A maior parte da conferência acontecerá na Universidade de Kent em Cantuária. Também haverá um dia da programação em Londres e duas Eucaristias da Conferência de Lambeth na Catedral de Cantuária – a igreja mãe da Comunhão Anglicana.
“Esta conferência é sobre ouvir a Deus, através das Escrituras e em oração e através um ao outro, e assim sairemos com os nossos corações em chamas”, disse o Arcebispo Justin no vídeo.
Ele também reconheceu os desacordos correntes na Comunhão Anglicana, mais notavelmente sobre sexualidade e a interpretação das Escrituras. “As diferenças que temos são diferenças dentro da família”, disse ele. “Elas são sobre como vivemos como um povo santo; como vivemos de uma maneira que mostra como somos o povo de Deus”.
“Temos diferenças muito importantes, mas devemos mostrar que nos respeitamos como irmãs e irmãos em Cristo, e que aprendemos a discordar de uma forma que amamos e valorizamos uns aos outros (…) Mas, quaisquer que sejam as visões que trazemos, nós vimos sob a autoridade das Escrituras e inspirados pelo Espírito”.
Semana passada, um grupo de estudiosos do Novo Testamento de todo o mundo se reuniram no Palácio de Lambeth para o Seminário de Santo Agostinho – o começo do programa para a preparação do estudo Bíblico e reflexões bíblicas para a Conferência.
O principal texto do Estudo Bíblico será o livro de 1 Pedro. Em sua mensagem de vídeo, o Arcebispo Justin disse que “isto nos leva a todos os tipos de temas-chave. Isso nos leva especialmente ao tema de sermos o povo de Deus, no mundo de Deus, para o mundo de Deus. ‘Antes vocês não eram povo, agora vocês são um povo’. Deus nos criou, nos fez, nos mudou, nos transformou, e devemos ser peça-chave em sua transformação do mundo ao nosso redor”.
O Arcebispo atualmente está enviando os convites para todos os bispos ativos na Comunhão Anglicana e seus cônjuges. A Igreja da Inglaterra, a Igreja em Gales, a Igreja Episcopal Escocesa e a Igreja da Irlanda estão trabalhando em uma “iniciativa de hospitalidade” para permitir que os bispos viajando do exterior possam passar um tempo em dioceses e paróquias no Reino Unido e Irlanda nos dias que precedem a Conferência de Lambeth.
O valor da participação foi estipulado em £4.950. Um sistema de bolsas foi estabelecido para garantir que todo bispo seja capaz de comparecer. Mais detalhes estão disponíveis no site da Conferência de Lambeth.
Líderes cristãos de outras denominações e famílias da igreja também serão convidados. A lista de convidados ecumênicos ainda está em finalização.
O programa está sendo preparado pelo Grupo de Planejamento da Conferência de Lambeth, presidido pelo Arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba. Está tomando forma a partir das reflexões dos Primazes das 40 Províncias da Comunhão Anglicana, que estão se encontrando em reuniões regionais neste ano e próximos de terem suas palavras na agenda da Conferência de Lambeth.
Os encontros regionais já aconteceram na Oceania e África. O encontro regional das Américas está acontecendo nesta semana em Toronto, Canadá. Os Primazes da Europa, Oriente Médio e Ásia se reunirão em encontros separados regionalmente no próximo ano.
Publicado em 26/11/2018 no site Anglican Communion News Service.