Os líderes das oito províncias cujas igrejas cobrem o território de Cape Horn ao Ártico se reúnem em Toronto para uma reunião regional de primazes. Sete primazes e o bispo representando da Igreja da Província das Índias Ocidentais, onde há vacância primacial, se encontram para discutir a Conferência de Lambeth 2020 e outras questões, incluindo os Instrumentos da Comunhão Anglicana de Comunhão e relacionamentos dentro da Comunhão.
O encontro reúne o Bispo Primaz Naudal Alves Gomes da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Arcebispo Julio Murray Thompson da Igreja Anglicana da Região Central da América; Bispo Primaz Francisco Moreno da Igreja Anglicana do México; Bispo Presidente Greg Venables da Igreja Anglicana da América do Sul; Bispo Presidente Michael Curry da Igreja Episcopal baseada nos Estados Unidos; Arcebispo Tito Zavala, da Igreja Anglicana do Chile; e o anfitrião do encontro, Arcebispo Fred Hiltz da Igreja Anglicana do Canadá. O Bispo das Ilhas de Barlavento, Leopold Friday, representou a Igreja na Província das Índias Ocidentais.
A eles se uniu o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, o Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon, e o Chefe Executivo da Conferência de Lambeth, Phil George.
“Estou muito feliz em dar as boas-vindas aos primazes de nossa região da Comunhão”, disse o Arcebispo Fred Hiltz. “Esta é uma reunião que é de diálogo. Não estamos tomando decisões ou fazendo pronunciamentos. Fomos convidados pelo Arcebispo de Cantuária a nos unirmos em nossas respectivas regiões para conversarmos. Estas conversas alimentarão o grupo de planejamento para a Lambeth 2020”.
“Eu levo a contribuição canadense para a conversa sobre Lambeth 2020 muito a sério. É para todos os bispos – e não apenas aos primazes – definirem a agenda”.
“Na última reunião da Câmara dos Bispos canadenses, nós tivemos uma boa conversa sobre os Instrumentos da Comunhão e como eles reforçam a vida e o testemunho da Comunhão como um todo. Nós também refletimos sobre o tema de Lambeth 2020: a Igreja de Deus para o Mundo de Deus”.
Ele continuou: “Nossos bispos no Canadá estão buscando aprender sobre seu ministério em seus próprios contextos; construindo relacionamentos; entendendo nosso testemunho no local e como um todo. Ademais, muitos bispos canadenses estão interessados em questões concernentes a família da fé, incluindo a natureza de uma igreja pós-colonial; honrar a autodeterminação indígena; aprender dos diálogos de indaba por toda a Comunhão; reconciliação; objetivos de desenvolvimento sustentável; e combate à violência baseada em gênero e outras questões”.
A reunião vai do dia 27 até o dia 29 de novembro, quinta-feira.
Publicado em 27/11/2018 no site Anglican Communion News Service.