Primazes Anglicanos das Américas e do Caribe concluíram sua reunião regional no dia 29 de novembro com o comprometimento de continuarem a se encontrar regularmente e a trabalharem juntos nos próximos anos. A reunião de três dias no convento da Irmandade de São João, o Divino (Sisterhood of St John the Divine) em Toronto, Canadá, foi caracterizada como sendo “não apenas um diálogo sincero, mas um diálogo muito sincero que permitiu que enfrentássemos as dificuldades da Comunhão e caminhássemos adiante unidos em Cristo”.
A reunião foi a primeira vez que todos os primazes da América se reuniram como um grupo. O encontro seguiu a sugestão da última Reunião de Primazes em Cantuária em outubro de 2017, onde o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, encorajou o Primazes a se encontrarem.
As conversas começaram com o reconhecimento da necessidade de reconstruir a confiança dentro da Comunhão Anglicana e entre os Primazes e Províncias. O documento da Comunhão Anglicana, Para uma Sinfonia dos Instrumentos (Towards a Symphony of Instruments), foi usado como um guia para as discussões.
Os Primazes também conversaram sobre a Conferência de Lambeth 2020 e “fizeram uma boa contribuição para o Grupo de Planejamento de Lambeth”. Eles disseram que estão “pedindo que nossa realidade se torne uma prioridade em Lambeth”, inclusive uma gama de questões comuns na região: implementação de igrejas, evangelização, missão, a crise de refugiados, violência contra a mulher e crianças, injustiça econômica, e mudança climática.
Todo os primazes das Américas estavam presentes na reunião, juntos com o Bipo Leopold Friday, representando a Igreja da Província das Índias Ocidentais, enquanto eles esperam pela indicação de seu Primaz. O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e o Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon, também participaram. O Bispo Anthony Poggo, o Assessor do Arcebispo de Cantuária para Assunto da Comunhão Anglicana, e Phil George, Chefe Executivo da Conferência de Lambeth, também participaram.
“Nós enfrentamos grandes desafios na esperança de caminharmos adiante”, os Primazes disseram ao final da reunião. “Nós discutimos estas questões no contexto da reflexão contínua sobre a natureza da Comunhão”.
Os líderes da Igreja conversaram sobre caminhos de fortalecimento dos relacionamentos entre os Primazes na região; particularmente sobre as maneiras de se organizarem para um contínuo diálogo e colaboração mais próxima para o futuro. Eles também discutiram a possibilidade de uma conferência sobre a missão nas Américas em 2021, após a Conferência de Lambeth 2020.
No dia 28 de novembro, o Arcebispo Julio Murray, Primaz da Igreja Anglicana da Região Central da América, foi eleito como representante regional das Américas para o Comitê Permanente da Comunhão Anglicana.
Publicado em 29/11/2018 no site Anglican Communion News Service.