A visita do Papa Francisco às Ilhas Maurício na segunda-feira trouxe nova energia e confiança aos Cristãos do país, disse o Bispo das Ilhas Maurício, Ian Earnest, que sai do cargo este mês para assumir seu novo papel como diretor do Centro Anglicano de Roma.
Antigo Primaz da Igreja Anglicana do Oceano Índico, o Arcebispo Ian Ernest compareceu à missa no Monumento à Rainha Maria da Paz celebrada pelo Papa durante sua visita de um dia à Ilha. O Arcebispo disse que o momento da visita papal, poucas semanas antes de iniciar seu novo papel em Roma, o fez pensar sobre como Deus opera. “Foi uma grande oportunidade de se encontrar com ele, de fazer parte dessa celebração eucarística que ele celebrou diante de 100.000 pessoas com as autoridades do país.”
O Arcebispo Ian disse: “Como Anglicanos, oramos para que a visita do Papa pudesse criar um impacto em nosso povo, para que eles pudessem ver e descobrir os valores do reino de Deus. Estávamos nos preparando para isso, e não ficamos desapontados. ”
Ele disse que o Papa Francisco havia demonstrado seu compromisso com o alívio da pobreza e da injustiça e com o encorajamento das pessoas a cuidar da criação de Deus. Em uma reunião privada no palácio presidencial, ele também desafiou os líderes e principais representantes do país a lutar contra as mazelas sociais e resistir à tentação da corrupção.
A visita foi também palco de uma afirmação muito pessoal do novo papel do Arcebispo, quando o Papa o chamou para compartilhar o pão da eucaristia.
“Quando compartilhamos o pão, ele me abraçou, e foi realmente uma imagem incrível de um bispo Anglicano sendo abraçado pelo Papa – que imagem para o mundo.” Depois de se encontrar com o Papa mais tarde, ele disse: “Ele sabia que eu estava indo para Roma, e essa reunião e visita formaram uma boa base antes de eu assumir minha nova posição em Roma”.
Simbolizando seu compromisso de salvaguardar a criação de Deus, o Papa também regou várias pequenas árvores que serão plantadas nos quatro cantos da ilha. As Ilhas Maurício começaram a plantar cerca de 200.000 árvores antes da visita.
Texto escrito por Rachel Farmer, publicado em 13/09/2019 no site Anglican Communion News Service.