No dia 7 de dezembro passado, dia de São Ambrósio de Milão (397), foi comemorado na Paróquia da Santíssima Trindade, no bairro de Santa Cecília, o Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese Anglicana de São Paulo (DASP) e os 40 anos de fundação do Instituto Anglicano de Estudos Teológicos (IAET). A cerimônia em ação de graças contou com representantes das outras dioceses da Área Provincial II da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, sendo o bispo Naudal Gomes da Diocese Anglicana de Curitiba e Primaz do Brasil, e o bispo Eduardo Grillo da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro.
O devocional, preparado pela comissão de liturgia da DASP, contou com a leitura de Provérbios 2:1-11, o Salmo 111 e 2 Romanos 11:33-36. O Bispo Naudal proferiu meditações acerca da ligação histórica da Diocese de Curitiba com a de São Paulo, e pincelou sobre o atual momento político e social do país, ressaltando que se prestarmos atenção ao que está ao nosso redor, e não apenas nas redes sociais, poderemos ver muitas boas atitudes e notícias de eventos e pessoas que estão à nossa volta. Ele citou como exemplo seu encontro com uma pessoa em situação de rua de Curitiba, JC, e como este encontro de diálogo e oração se encerrou com um simples, mas completamente transformador abraço. A cerimônia terminou com bênção proferida pelo bispo eleito da DASP, Cézar Alves.
Concluída a celebração, todos os presentes foram convidados a participarem do lançamento do livro “Sumio Takatsu: vida e teologia”, escrito pela Revda. Carmen Kawano. O livro consiste de duas partes, sendo a primeira composta pela história da família Takatsu no Japão e a biografia do Bispo Sumio, e a segunda parte composta por diversos textos teológicos escritos ao longo de sua vida. A Revda. Carmen agradeceu a todos que colaboraram para a publicação, e ressaltou a importância da colaboração de Vitória Winnischofer, sobrinha-neta do bispo Sumio, efetivada há alguns anos com a realização de entrevistas com outros familiares do bispo e a compilação das mesmas.
Esta publicação da Livraria e Editora Anglicana em colaboração com o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) se tornou possível com o apoio da Junta Nacional de Educação Teológica (JUNET), representada pela Revda. Inamar de Souza, e com o apoio do Centro de Estudos Anglicanos (CEA), representado pela Revda. Lúcia dal Pont.
A Revda. Inamar lembrou da teologia característica do Bispo Sumio, na qual se destacava o diálogo e colegialidade. Já a Revda. Lúcia disse que apesar de ter tido pouco contato com o Bispo Sumio, devemos parte de nossa maneira de ser anglicana à teologia apresentada pelo Bispo.
Sumio foi um grande incentivador da ordenação feminina, da inclusão de crianças na comunhão eucarística, e do estudo e divulgação teológica não apenas para o clero e eruditos, mas para todo o povo da Igreja, fundando em 1979 na cidade de São Paulo o Instituto Anglicano de Estudos Teológicos (IAET). Faleceu em 2004.
O livro pode ser adquirido na secretaria da Paróquia de São João ou na Livraria Anglicana.