Ser um semeador do Reino que está dentro de nós

Texto bíblico: Marcos, 4, 26-32

26E Jesus continuou dizendo: ‘O Reino de Deus é como um homem que espalha a semente na terra. 27Depois ele dorme e acorda, noite e dia, e a semente vai brotando e crescendo, mas o homem não sabe como isso acontece. 28A terra produz fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, por fim, os grãos enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem corta com a foice, porque o tempo da colheita chegou’. 31O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. 32Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra.’”.

Reflexão

Esses versículos do Evangelho de Marcos são um complemento de uma certeza: A nossa vida, diante das palavras, ações e reações de Jesus, expande-se à medida que vai sendo influenciada pelo conhecimento de Deus e se aprofundando nos mistérios do Pai. É por isso que precisamos abrir mão dos velhos hábitos, das velhas compreensões e das formas limitadas de ação, para que possamos expandir o conhecimento de Deus em todos aqueles que nos cercam. Isso porque, quando nos defrontamos com os ensinamentos do Senhor, somos instigados a mudar a nossa forma de ver e viver no mundo; a refazer as nossas perspectivas, renovar a nossa compreensão da vida e, o mais importante, somos intimados a estabelecer novos princípios para nossa existência.

Foi por isso que Jesus usou imagens e comparações simples e sugestivas, apresentando a parábola do semeador e do grão de mostarda, fazendo uma comparação que revela como podemos entender que o Reino de Deus se materializa na nossa vida todos os dias. E, isso acontece nas coisas mais simples, num gesto de amor, de misericórdia e de compaixão que praticamos; porque, como disse Jesus, o Reino de Deus está dentro de nós e conseguimos divulga-lo com as atitudes que exprimem a presença D’Ele em nossos corações. O Reino de Deus não é algo que podemos enxergar, mas naquilo que podemos sentir e provar; pois, é através dele que o Senhor se faz vivo e pujante em cada um de nós.

Por isso, precisamos como semente, germinar através da transformação que a Palavra de Deus produz em nós; precisamos crescer, como uma árvore, e assim, aninhar outras vidas. O crescimento que tanto buscamos, só encontraremos quando permitirmos que o Espírito Santo trabalhe na nossa vida, de forma que nós diminuamos para que Jesus cresça. É desta forma que modificamos as nossas atitudes, restauramos o nosso caráter e cresçamos como servos de Deus, de modo que tenhamos a sensibilidade de enxergar o Reino do Senhor através de um ato simples: Devemos usar as coisas e amar as pessoas e nunca o contrário.

Ao ouvir a palavra de Deus teremos o coração e mente transformados pela iluminação e pela inspiração que somente ela nos concede; o profeta Isaias consegue traduzir o processo que a palavra de Deus faz em nosso coração ao afirmar: “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55, 10,11).

A grande dificuldade de determinadas pessoas, é permitir que a palavra de Deus consiga regar a terra dura dos seus corações e que assim eles possam dar frutos. Então aproveite e diga: “Senhor: Aumenta a minha fé!”, mas não fique só no discurso; saia da sua área de conforto; e, sair da área de conforto quer dizer que a nossa obrigação com o plano transformador de Deus para o mundo não se resume somente a “esquentar” os bancos da igreja. A nossa responsabilidade é muito maior do que um encontro agradável aos domingos, e, para alguns, nas segundas e quartas-feiras; até porque, a nossa responsabilidade decorre de tudo que Deus já fez, faz e certamente fará na nossa vida.

Quero que hoje você tenha no coração a certeza que o nosso lugar é bem junto de D’Aquele que vai nos transformar em semeadores; até porque Ele está cuidando de tudo; Ele tem o plano de safra; é Ele que determina onde vamos semear. E, para isso, vamos fazer nossa oração que diz: “Senhor amado que a Tua palavra seja a lâmpada que ilumina nossos pés e que indica o caminho que devemos andar. Que ela desvende os nossos olhos, para que possamos contemplar as maravilhas que ela nos concede. É o que oramos em nome do nosso irmão mais velho, o Teu filho amado Jesus Cristo. Amém!”

Para Reflexão

  1. Como posso ser o semeador da Palavra de Deus?
  2. Como deixar que a Palavra de Deus produza efeitos na minha vida?
  3. O que consiste em semear o Evangelho do Senhor?