Buscar em Deus o alivio para os nossos fardos

Texto bíblico: Mateus, 11, 28-30

28Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. 29Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. 30Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.

Reflexão

Conheço algumas pessoas que mesmo ocupando os bancos das igrejas, sendo assíduas tanto nas celebrações quanto nos movimentos e ministérios, não conseguem se livrar, efetivamente, dos pesos que acumularam durante a sua caminhada; as pedras (de rejeição, de remorso, de traições, de decepções e tantas outras tristezas e dores) que foram atiradas continuam a encher os seus fardos e elas não se libertam da influência que estes fardos causam na sua história e na sua forma de ver e viver no mundo.

Foi por reconhecer que essa é uma situação bem corriqueira, que Jesus pediu, com todas as letras e tintas, para partilhar com Ele todos os nossos fardos; pois, somente assim poderíamos entender que só vamos provar, verdadeiramente, da doce e terna companhia do nosso Deus quando permitirmos que Ele, através do Ministério de Jesus, tome conta das nossas necessidades, além de conceder ao Espírito Santo a possibilidade de trabalhar e, aos poucos, curar as nossas dores, rejeições e nos livrar das barreiras que nos prendem.

Quando, de forma efetiva, decidimos partilhar com o Senhor os nossos fardos, poderemos compreender que é possível perdoar como Ele nos perdoou, além de sentir que somos efetivamente amados por Deus; e, somente assim não restará em nós nenhum sentimento que possa nos causar mal nem tampouco pesar na nossa consciência. Enquanto não fizermos isso, continuaremos levando lastros pesados para nossas relações, porque, ao conseguimos permitir que o Senhor venha, entre, tome posse e alivie a carga que carregamos.

Por isso, não podemos ficar parados, esperando que o Senhor venha atuar na nossa vida; não dá para agir como um plâncton, organismo aquático microscópico que vive disperso flutuando na coluna de água, sem rumo e ao bel prazer das correntes marinhas; até porque, Deus nos quer com foco, com metas saudáveis para que possamos realizar os nossos sonhos; Deus quer nos ver tranquilos e felizes. E para quem duvida dessa intenção velada de Deus, Jesus chega bem perto e diz: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve”. E, Ele diz isso porque o grande desejo de Deus é ser, além de nosso Senhor e Salvador, também o nosso Pai, amigo e íntimo companheiro.

E, esse desejo maravilhoso do Senhor somente se torna uma realidade palpável quando deixarmos Jesus fazer uma limpeza profunda na nossa alma, porque Ele, e somente Ele, tem o poder de nos libertar do peso dos atos e omissões que causaram ou que continuam causando dor e que transformaram nossa caminhada num grande martírio pelo peso que carregamos. Deixe Jesus aliviar os fardos e ajudar a enfrentar os lados escuros da nossa alma, nunca revelado; deixe Jesus lhe libertar e lhe transformar através do amor de Deus.
Hoje, somos exortados a colocar nas Suas mãos tudo aquilo que ainda causa dor, que não nos permite alcançar a plenitude de uma vida espiritual. Hoje somos intimados a repensar os nossos sentimentos, atitudes e, principalmente, a nossa fé; hoje somos compelidos a tomar o jugo do Senhor é viver como Ele viveu; a partilhar a vida da forma que Ele fez e a não descansar enquanto a nossa vida não estiver sob a ação do jugo D’Aquele que nos concede a possibilidade de viver algo completamente diferente do que até hoje vivemos.

Não há como perdoar ou restaurar relações que destruímos ao longo da nossa existência sem que o Senhor transforme o nosso coração e o transborde com o amor de Deus e com o suporte do Espírito Santo, para que a nossa tristeza seja comutada em vestes de alegria; e, toda a angústia e medo sejam convertidos, pelo poder do Espírito Santo, no combustível para viver sob a tutela D’Ele que fortalece a nossa vida. Até porque, precisamos confiar neste Deus maravilhoso que nos conhece, sabe das nossas necessidades e tem meios para supri-las e, melhor, deseja satisfaze a todas elas, porque o Seu grande objetivo é nos ver efetivamente felizes.

E, a nós só resta entrar de cabeça nesta fascinante e estupenda aventura que o Senhor, por e com amor, nos franqueia todos os dias, para assim poderemos viver plenamente a oração que diz: “Amado e querido Deus nos ajuda a rever a nossa forma de viver de maneira, que possamos nos libertar de todos os fardos que carregamos em nossa vida. Só poderemos dizer que estamos completamente felizes quando estivermos sob a ação do teu Espírito Santo. Por isso, Senhor, clamamos por Tua infinita bondade e misericórdia. É o que oramos em nome do nosso irmão mais velho teu amado filho Jesus. Amém!”

Para Reflexão

  1. O que entendo pela afirmação: “Precisamos partilhar com o Senhor os nossos fardos”?
  2. Como fazer para construir uma vida nova sob a tutela do nosso Deus?
  3. O que posso fazer para me deixar transformar através do amor de Deus?