Texto Bíblico: Efésios 1.15-23
15Fiquei sabendo da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor de vocês para com todos os cristãos. 16Por isso, não cesso de dar graças a respeito de vocês, quando os menciono em minhas orações. 17Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, lhes dê um espírito de sabedoria que lhes revele Deus, e faça que vocês o conheçam profundamente. 18Que lhes ilumine os olhos da mente, para que compreendam a esperança para a qual ele os chamou; para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo; 19e compreendam o grandioso poder com que ele age em favor de nós que acreditamos, conforme a sua força poderosa e eficaz. 20Ele a manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu, 21muito acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro. 22De fato, Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja, 23a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas.
Reflexão
Exatamente como há algumas semanas voltamos a um assunto recorrente no Ministério de Jesus: Atenção e vigilância. Nesta última semana do ano litúrgico, quero instigar você para começar a olhar para 2021 com os olhos cheios de esperança, sob a tutela da atenção e vigilância. E, para isso é necessário que os nossos pés estejam firmados em algo sólido; que estejamos cheios e transbordantes do amor de Deus para juntos louvarmos ao Senhor de todo o nosso coração e juntos reconhecer que somos o corpo e “Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja”.
Não podemos esquecer que no corpo cada membro tem uma função específica e bem determinada, mas todos estão ligados e unidos para o bem comum. Precisamos descobrir o nosso lugar no corpo para não atrapalhar a caminhada do corpo, pedindo ao Espírito Santo que revele qual o seu lugar no corpo. Porém, existe um único lugar que não é e nem nunca será nem meu e nem seu: É a cabeça. A cabeça tem nome e sobrenome, a cabeça foi, é e sempre será o nosso irmão Jesus Cristo e só D’Ele; isso é inegociável. Nenhum de nós por mais santo que se ache; por melhor que exponha a palavra de Deus e por mais história que tenha jamais será o cabeça, porque esse lugar somente pode ser ocupado por Jesus.
Por conta disso, é inquestionável que há funções que são exclusivas do cabeça; vamos a elas: Onde estão os olhos? Na cabeça e o cabeça é Jesus. Então devemos aprender a ver a vida com os olhos de Jesus. Não podemos olhar com nossos olhos pré-contaminados, tendenciosos e perigosos. Foi por isso que Jesus afirmou: “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mt 6,22). Onde estão os ouvidos? Na cabeça e o cabeça é Jesus. Então devemos nos esforçar para sempre ouvir com os ouvidos de Jesus. Agindo assim os fofoqueiros de plantão vão desaparecer. Não consigo imaginar Jesus chamando o nosso Bispo e dizendo “Bispo vem cá! Você não sabe da última?”. E, por fim, onde está a boca? Na cabeça e o cabeça é Jesus. Isso demonstra que é indispensável falar sempre com a boca de Jesus. O Apostolo Paulo afirma “não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe” (Ef 4,29). A palavra torpe em grego não quer dizer palavrão; e sim uma madeira onde não se pode construir, porque é podre. O que Paulo está dizendo é fale apenas aquilo sobre o que se pode edificar, então vamos aprender a falar com a boca de Jesus.
Cabe a mim e a você viver exatamente assim: Vendo com os olhos de Jesus; falando com a boca do Senhor e ouvido com os ouvidos D’Ele. E, digo isso a começar de mim. Precisamos permanecer N’Ele que nos concede a oportunidade e o privilégio de viver ligados N’Àquele que nos licencia e nos dirige, sendo fortalecidos pelo Espírito Santo e vivendo debaixo da palavra do Senhor porque que é a única forma de ficarmos repletos e encharcados da vontade de Deus.
Precisamos ser o corpo (igreja) de Jesus de verdade, sem manias, sem invenções, firmados na Palavra de Deus, respirando oração, repletos do Espírito Santo; pois, assim seremos revestidos da nossa condição de servos e poderemos permitir que o amor de Deus nos una, que o gozo de Deus nos inspire e a coragem de Deus nos envolva para que o nosso caráter e coração sejam transformados e nos leve a fazer a oração que diz: “Senhor Deus meu, que o Teu Espírito Santo seja derramado sobre a minha vida; peço a Tua ajuda para viver uma nova vida, pautada nos Teus princípios, não permitas que a velha criatura pecadora e perdida, volte a comandar a minha existência. Que o Teu amor me envolva, é o que oro em D’àquele que por e com amor nos levou até Ti. Amém!”
Para Reflexão
- Reconheço a necessidade de ficar estejamos cheios e transbordantes do amor de Deus? Qual a razão disso?
- Consigo visualizar a certeza de que a nossa vida esta aberta ao conhecimento profundo de Deus?
- Dante das respostas acima, o que devo fazer para me revestir como povo de Deus?