Uma nova Comissão de Ciência da Comunhão Anglicana (ACSC) está sendo formada para fornecer “recursos para toda a Comunhão Anglicana para a liderança corajosa e confiante em questões que envolvam a ciência”. A ACSC será copresidida pelo Arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba; e o Bispo de Oxford, Stephen Croft.
A ACSC será formalmente lançada durante a Conferência de Lambeth em Cantuária, Inglaterra, em julho e agosto do próximo ano; e realizará sua primeira conferência logo depois.
Cientistas, teólogos, e bispos de todo o mundo estão sendo convidados pelo secretário-geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Faron, para servirem como comissários. O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, solicitou aos primazes da Comunhão Anglicana que nomeiem um bispo de suas igrejas para servirem como representantes provinciais nas conferências da Comissão.
A ciência será uma característica importante na Conferência de Lambeth em 2022. No dia 21 de maio, os organizadores publicaram uma série de vídeos explorando o relacionamento da fé e da ciência, no site da Conferência de Lambeth.
Em um vídeo introdutório, o Arcebispo de Cantuária Justin Welby falou sobre a importância sobre a ciência, dizendo: “foi o avanço científico que tirou muitas pessoas da pobreza. Foi o avanço científico que possibilitou ao mundo se alimentar”.
“Foi a difusão da ciência que possibilitou que produzíssemos vacinas em uma velocidade que cinco anos atrás – há um ano – teria sido considerado inimaginável. Foi a ciência que começou a nos dar uma imagem de nosso lugar no mundo. Foi a ciência que dirigiu nossas consciências sobre o perigo que o mundo corre com as mudanças climáticas – e o que podemos fazer a respeito no futuro”.
“Em todas essas coisas, foi a ciência que tem sido uma bênção aos seres humanos”.
Ele continua: “Mas a reação da Igreja tem sido, por muitos anos – e por muitos séculos, alguém pode dizer – muito cautelosa sobre a ciência e continua assim nos dias de hoje. Ou há medo”.
“Nós falamos sobre os seres humanos brincarem de Deus, nós falamos sobre a perda de controle; de mudanças do DNA. Nós falamos sobre todos os tipos de coisas que levam o medo às pessoas. E particularmente, enquanto nos movemos e olhamos adiante para os próximos dez ou vinte anos, se pensarmos o quão rápido tem sido as coisas, como o presidente Regan costumava dizer: «você não viu nada ainda»”.
“Estas são razões pelas quais os cristãos precisam ser tanto bem informados e capazes de perguntar questões e pensar sobre a ciência”.
Dentre os cientistas que concordaram em serem comissários estão o Dr. Derrick Aarons, CEO da Autoridade de Profissões de Saúde das Ilhas Turcas e Caicos; o Professor Kwamena Sagoe, chefe de virologia do Departamento de Microbiologia Médica da Universidade de Gana e membro do conselho editorial do Journal of Clinical Virology; e a Dra. Heather Payne, consultora pediatra e oficial médica sênior do governo galês.
Os teólogos que participam como comissários incluem o Professor Joseph Galgalo, ex-vice-reitor e professor-associado de teologia na Saint Paul’s University em Limuru, Quênia; a Professora Jennifer Strawbridge, professora-associada sobre estudos do Novo Testamento na Universidade de Oxford no Reino Unido; e o Professor Andrew Briggs, professor de nanomateriais na Universidade de Oxford, um especialista em microscopia acústica e materiais para tecnologias quânticas.
O Professor Briggs também atua como convocador da ACSC enquanto o trabalho se inicial antecipadamente ao seu lançamento formal na Conferência de Lambeth no ano que vem.
A Comissão de Ciência da Comunhão Anglicana terá uma página no site da Comunhão Anglicana.
Publicado em 21/05/2021 no site Anglican Communion News Service.