“E agradeci a Deus por ter me permitido chegar em segurança à terra com que sonhei por tantos anos” (João Yasoji Ito, Memórias)
13 de março de 1923 é o início da Missão Anglicana Japonesa no Brasil.
Há 99 anos, João Yasoji Ito reuniu pessoas no Bairro da Liberdade em São Paulo e realizou um primeiro culto anglicano em língua japonesa.
Sentindo o chamado de Deus para trazer o anúncio do Evangelho e de alguma forma aliviar os sofrimentos dos imigrantes japoneses, Yasoji embarcou no Japão em 1919 com destino aos Estados Unidos, onde trabalhou como diarista em fazendas e barcos pesqueiros por 3 anos para conseguir um fundo de missão e iniciar o seu trabalho no Brasil.
“Muitas pessoas achavam que meu plano missionário não passava de um sonho, uma conversa fiada” (J. Y. Ito)
Mas a Igreja do Brasil acreditou no plano. Yasoji foi acolhido pelo bispo Kinsolving e passou a receber apoio para o trabalho missionário.
Em 1953, nos 30 anos da missão, havia 10 templos e 35 missões com origem nesse trabalho, e 7 clérigos tinham sido formados para as comunidades japonesas.
Hoje entramos em contagem regressiva para as comemorações do Centenário da Missão Anglicana Japonesa no Brasil.
Em 2023, vamos celebrar com alegria e gratidão os 100 anos da missão!
Recordemos essa bela história e façamos memória das pessoas, nossas ancestrais, que responderam ao chamado e se doaram para o serviço a Deus. Reflitamos sobre a missão hoje. Renovemos nossas esperanças e confiemos nos planos para o amanhã!
“Celebrem com júbilo ao Senhor, ó habitantes da terra!” (Sl 100,1)
“Porque o Senhor é bom e eterna a sua misericórdia; a sua fidelidade subsiste de geração em geração” (Sl 100,5)
Comissão do Centenário da Missão Anglicana no Brasil