Arcebispo Justin animado com a perspectiva de um Encontro de primazes “extraordinário”

O Arcebispo de Cantuária falou sobre sua animação com a perspectiva do Encontro de Primazes. O Arcebispo Justin convidou primazes e moderadores de toda a Comunhão Anglicana à Cantuária para a reunião, que acontecerá do dia 2 a 6 de outubro. A reunião dará a oportunidade para que os líderes anglicanos discutam grandes questões de suas províncias, tópicos mais amplos que afetam toda a Comunhão e questões gerais mais globais.“Estou ansioso para a reunião dos primazes”, disse o Arcebispo para o ACNS (Anglican Communion News Service). “É um sentimento extraordinário ter os líderes de todas as províncias reunidos para orar, para encorajar uns aos outros, a chorar uns com os outros, a celebrar uns com os outros”.

A agenda final será acordada pelos próprios primazes no início da reunião. Mas espera-se que sejam incluídas sessões sobre missão e evangelização; reconciliação e construção da paz; mudança climática e meio ambiente; e migração e tráfico humano.

Esta será a primeira vez que os primazes se encontrarão desde o encontro e reunião de janeiro de 2016. Em um vídeo para o ACNS, o Arcebispo Justin descreveu o “que tem sido a semana mais memorável de minha vida”, dizendo que tem sido “exigente e extraordinária”.

O ponto principal que surgiu, disse, foi o voto unânime para que aqueles presentes “caminhem juntos”, mesmo que seja a uma pequena distância. O grupo de trabalho, estabelecido após o último encontro dos primazes, para examinar uma gama de questões, incluindo a restauração de relacionamentos e a reconstrução da confiança dentro da Comunhão, apresentará um relatório preliminar na reunião.

O Arcebispo Justin falou da existência de uma “energia na sala” quando questões como evangelização, meio ambiente, guerra e paz e refugiados foram discutidos em 2016. Ele disse que ele emergiu de uma reunião dizendo “é por isso que a Comunhão existe”.

Dezesseis novos primazes foram empossados desde a última reunião. Um deles, Arcebispo Ezekiel Kondo, representará a recém-criada Província do Sudão. O Arcebispo Justin disse que a presença de novos primazes era particularmente emocionante. “Haverá bastante energia nova e entusiasmo novo – e, sem sombra de dúvidas, algumas questões novas… Imagino que isto será fabuloso”.

Um pequeno número de primazes indicaram que não poderão estar presentes, por uma variedade de razões.

“Sentiremos falta daqueles que não estarão lá”, disse o Arcebispo Justin, “farão muita falta”.

O Arcebispo clamou a Comunhão por todo o mundo a rezar pela reunião – que os primazes sejam capturados pelo Espírito, encontrem unidade em Cristo e que juntos sejam capazes de caminhar adiante.

Publicado em 20/09/2017 no site Anglican Communion News Service.