Diocese do Chile dá passos para se tornar na 40ª Província da Comunhão Anglicana

A Diocese do Chile da Igreja Anglicana do Sul da América poderá se tornar em uma província autônoma da Comunhão Anglicana até o fim deste ano. Um Sínodo Extraordinário da diocese será realizado neste mês para confirmar a resolução que foi ratificada pelo Sínodo, quando este se reuniu em Temuco em 2015. Cerca de 100 delegados de todo o Chile se encontrarão em Santiago no dia 12 de maio para concordarem sobre as propostas para a criação do que se tornarão em novas dioceses na província independente, e a elegerem as pessoas que se tornarão seus primeiros bispos e primaz.

“Esta reunião é vital na jornada para se tornar uma Província Anglicana; e este fato é, sem dúvida, importante para o crescimento missionário que ansiamos experimentar como Igreja nos anos vindouros”, disse o Bispo do Chile, Héctor Zavala. “Ser uma Província significa, em parte, que nós teremos uma Igreja independente e autônoma com relacionamento direto com a Comunhão Anglicana e seus diferentes instrumentos de comunhão”.

“E este Sínodo será importante, pois acontecerão as eleições para os próximos quatro futuros bispos diocesanos, que juntos com o Primaz, liderarão as quatro dioceses que constituirão nossa Igreja nacional”, disse ele.

O Sínodo também aprovará a nova constituição e cânones da nova Província.

O Sínodo está sendo solicitado a aprovar a criação de quatro novas dioceses: Valparaíso, Santiago, Temuco, e Concepción.

O Presidente do Conselho Consultivo Anglicano, Arcebispo Paul Kwong, liderará uma delegação internacional ao Chile posteriormente neste ano para verificar se os critérios para a criação da nova província anglicana foram atendidos. Ele será acompanhado pela vice-presidente do conselho, Maggie Swinson; pelo Arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba, representando o Arcebispo de Cantuária Justin Welby; pela Bispa Jane Alexander da Igreja Anglicana do Canadá; pelo Sr. Jeroham Melendez, da Igreja Anglicana da Região Central da América; pelo Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon; e pelo Diretor Executivo do Escritório da Comunhão Anglicana, David White.

Publicado em 03/05/2018 no site Anglican Communion News Service.