Reverendo anglicano é eleito presidente da Associação de Escolas Cristãs no Japão

Dr. Renta Nishihara foi eleito presidente da Associação de Escolas Cristãs no Japão

A Association of Christian Schools in Japan (ACSJ – Associação de Escolas Cristãs no Japão) elegeu um reverendo anglicano, Dr. Renta Nishihara, como seu novo presidente. O Dr. Nishihara é o primeiro anglicano eleito em 63 anos para presidir a organização de 108 anos. Ele é pastor da Igreja de São Barnabé em Okaya e é um reconhecido ecumenista, atuando no Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas e em vários organismos oficiais da Comunhão Anglicana. O ACSJ reúne 105 colégios e universidades pelo país.

Adicionalmente ao trabalho paroquial, o Dr. Nishihara é professor na Rikkyo University em Tóquio e Vice Chanceler e Deão do College of the Graduate School of Christian Studies (Faculdade da Escola Superior de Estudos Cristãos). Ele é membro do Diálogo Internacional Reformado-Anglicano e atuou como membro da Comissão Internacional Anglicano-Luterana.

Ele é membro diretor da rede Colleges and Universities of the Anglican Communion (CUAC – Colégios e Universidades da Comunhão Anglicana) e diretor executivo da Japan Society of Christian Studies (JSCS – Sociedade Japonesa de Estudos Cristãos).

Tendo estudado engenharia metalúrgica na Universidade de Kyoto, ele se mudou para o Colégio Teológico Central e então para a Rikkyo University to para estudar teologia. Obteve seu doutorado na Kwansei Gakuin University. Foi ordenado em 1995 para servir na Diocese Central do Japão da Nippon Sei Ko Kai – a Igreja Anglicana no Japão.

“A missão das escolas cristãs é buscar a verdade, cultivar a empatia pelos outros e desenvolver conexões profundas com as pessoas de diferentes culturas”, disse o Dr. Nishihara em um pronunciamento na 106ª Assembleia Geral Ordinária da ACSJ na Kanto Gakuin University em Yokohama, após sua eleição. “Nosso objetivo é educar estudantes que possam contribuir para este mundo e sociedade com o mais elevado e diligente cuidado para enviá-los ao mundo”.

“No entanto, nós não tentamos lutar com esta empreitada como unidades escolares individuais. Em vez disto, as escolas cristãs aprendem umas com as outras, apoiam umas às outras e oram umas pelas outras. Eu gostaria de me esforçar para tornar esta Associação em tal ‘local’ e pavimentar o caminho para novas possibilidades”.

Publicado em 27/06/2018 no site Anglican Communion News Service.