Bispos e Primazes da Comunhão Anglicana estavam entre uma série de pessoas que participaram de discussões sobre liderança religiosa nesta semana, organizado pelo Arcebispo de Cantuária e com a participação do Grande Imã de al-Azhar, Ahmed el-Tayeb. O Bispo do Egito, Mouneer Anis, estava entre os que participaram das discussões no Palácio de Lambeth em Londres, Inglaterra, residência oficial e escritório do Arcebispo de Cantuária.
“Estou encantado em receber o Grande Imã de al-Azhar no Palácio de Lambeth”, disse o Arcebispo de Cantuária no começo do encontro. “Nos próximos dias, buscarei discutir uma liderança religiosa que respeita as diferenças e respeita aqueles que são diferentes – para que as comunidades de fé abordem o conflito e ajudem suas sociedades a prosperar”.
“Também estou animado por passar um tempo com jovens cristãos e muçulmanos de todo o mundo que estão se juntando a nós para falarem sobre liderança religiosa, paz e reconciliação, e como nós podemos ajudar a criar sociedades que florescem”.
Na noite de terça-feira, o Arcebispo Justin expressou sua gratidão ao Grande Imã “por um diálogo honesto e repleto de esperança sobre o papel dos líderes religiosos no nosso mundo de hoje” e aos emergentes criadores de paz cristãos e muçulmanos por suas “questões desafiadoras e contribuições inspiradoras”.
Dentre os representantes da Comunhão Anglicana que participaram das discussões estava o Bispo Paul Sarker, Primaz e Moderador da Igreja Unida do Bangladesh, Bispo Humphrey Peters, Primaz e Moderador da Igreja Unida do Paquistão, Bispo Pradeep Samantaroy da Igreja Unida do Norte da Índia, Diocese de Amritsar, Deão Hosam Naoum da Catedral de São Jorge em Jerusalém, e o Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon.
Clérigos da Igreja da Inglaterra também participaram, inclusive a Bispa de Londres, Sarah Mullally, e a Pastora Cônega da Catedral de São Paulo, Tricia Hillas.
Publicado em 18/07/2018 no site Anglican Communion News Service.