Novos bispos consagrados para novas dioceses em potencial nova província da Comunhão Anglicana


Clero e bispos na consagração de dois novos bispos para a Diocese do Chile.
Crédito da foto: Diocese do Chile

Importantes passos foram tomados no último fim de semana na jornada em direção à criação da 40ª Província da Comunhão Anglicana, quando dois novos bispos foram criados para a Diocese do Chile. A diocese atualmente faz parte da província da Igreja Anglicana da América do Sul, mas está programada para se tornar em uma província autônoma da Comunhão Anglicana posteriormente ainda neste ano. A mudança foi ratificada tanto pelo Sínodo Diocesano como pela Câmara Provincial de Bispos. No próximo mês, uma delegação internacional liderada pelo presidente do Conselho Consultivo Anglicano, Arcebispo Paul Kwong de Hong Kong, visitará o Chile para decidir se a diocese estará pronta para se tornar na 40ª Província da Comunhão Anglicana.

A consagração ocorreu na Catedral de São Paulo em Valparaíso, em uma cerimônia que também marcou o aniversário de 160 anos da Catedral. A Catedral foi declarada um monumento histórico e tem um importante valor como patrimônio histórico para a cidade e para a Igreja no Chile como a primeira igreja protestante no país.

O Primaz da Província da América do Sul, Bispo Presidente Greg Venables, presidiu a cerimônia, que teve a presença de bispos, clérigos e ministros de todas as cidades do país; assim como centenas de pessoas leigas, inclusive autoridades representando a comunidade britânica no Chile.

Ao falar durante a celebração, o Bispo do Chile, Héctor Zavala, que se será o Primaz caso a nova Província vá em frente, disse: “Hoje nós tivemos um evento histórico neste prédio, que foi o primeiro edifício não católico construído no Chile em 1858, quando não havia liberdade de culto, e foi neste lugar que o anglicanismo nasceu (…) mas, ao mesmo tempo, celebramos o crescimento da igreja. Foi impressionante para mim ver hoje o número de pastores e de membros jovens que estão em nossa diocese, e isto significa que há um futuro adiante”.

O Bispo Greg desenvolveu o tema de crescimento em sua mensagem, dizendo: “O anglicanismo está crescendo por muitas razões. Uma delas é que muitas pessoas estão buscando por uma igreja na qual elas possam se sentir calmas, alegres, e onde o Evangelho é pregado, e aparentemente a igreja na América Latina tem esta face para muitas pessoas hoje”.

Durante a celebração, Samuel Morrison foi cosagrado Bispo da nova Diocese de Valparaíso e Henrique Lago para a nova Diocese de Concepción. O atual bispo assistente do Chile, Abelino Apeleo, liderará a nova Diocese de Temuco e o atual bispo diocesano, Héctor Zavala, liderará a nova Diocese de Santiago e atuará como Primaz da nova Província Anglicana do Chile.

Os bispos foram eleitos no Sínodo Extraordinário de maio, no qual uma nova constituição e cânones, que serão adotados caso a nova Província seja confirmada, foram aprovados. As decisões foram ratificadas pela câmara de bispos da Província da América do Sul no mês passado.

Após a cerimônia de consagração, os novos bispos expressaram sua gratidão ao Senhor e à igreja: “Para mim é um chamado ao serviço para ser um ministro servindo as pessoas que servem ao povo”, disse o Bispo Samuel. “E também é um grande desafio, pois aqui chegaram os primeiros anglicanos no Chile no começo da República e nós temos uma tradição que chega a quase dois séculos. Então, nós queremos continuar a pregar nesta cidade – um porto que recebeu muitos de várias partes do mundo – a mensagem de esperança”.

O Bispo Enrique descreveu sua nova designação como “um desafio maravilhoso, em um sentido, desde que é uma função dupla no meu caso. Continuo a ser o pastor sênior da Igreja de São Tiago em Punta Arenas, assim como tenho a responsabilidade de encorajar todas as congregações do sul do Chile para que nossa diocese continue a crescer”.

Publicado em 16/07/2018 no site Anglican Communion News Service.