No nascimento da nova missão como “luz brilhante”, o Chile se torna na 40ª Província da Comunhão Anglicana

O Arcebispo Justin ora pelo Arcebispo Hector Zavala na cerimônia de inauguração da Iglesia Anglicana de Chile como a 40ª província da Comunhão Anglicana. Crédito da foto: ACNS

A Iglesia Anglicana de Chile foi inaugurada como a mais nova província da Comunhão Anglicana em um culto de alegria e festa na capital do país, Santiago. Ela era parte da Província da América do Sul, mas recebeu permissão de ter status provincial após um crescimento sustentável.

Mais de 800 pessoas, inclusive de além-mar, estavam presentes na celebração de domingo na Grange School, que foi presidida pelo Arcebispo de Cantuária, Justin Welby. A congregação incluiu os bispos diocesanos e auxiliares, pastores, líderes e membros leigos das quatro dioceses da nova província. A eles se uniram reverendos, bispos e arcebispos, acadêmicos e representantes de sociedades missionárias de todo o mundo, incluindo Reino Unido, Hong Kong, Irlanda, Estados Unidos, Austrália e de muitos outros países da América do Sul. O culto foi conduzido pelo primaz da América do Sul, Bispo Presidente Greg Venables.

Em sua homilia, o Arcebispo Justin falou calorosamente do Chile e de sua província mãe, dizendo: “A província [da América do Sul] e sua nova província são luzes brilhantes dentro da Comunhão Anglicana, as quais agora queimam com mais brilho como um desafio e exemplo para o resto da Comunhão”.

Ele disse ter sido uma bênção de Deus pare ele poder estar novamente no Chile e experimentar a vida, chama, e perseverança da Igreja.

Durante o culto, o Bispo Hector (Tito) Zavala Muñhoz foi instalado como Arcebispo e Primaz da nova província. O Arcebispo Justin orou por ele, e foi presenteado com a cruz primacial.

Ele se tornou Bispo de Santiago quando o Chile foi dividido em quatro dioceses na preparação da mudança para o status provincial. As outras três dioceses são Valparaíso, Concepción, e Temuco.

Em uma entrevista para o Anglican Communion News Service, o Arcebispo Tito falou de sua alegria ao se tornar uma província separada.

“Estou muito feliz. O que está acontecendo é histórico e único em nossa história”, disse ele. “Lembro-me quando falei com as dioceses 20 anos atrás, nós tínhamos muitos sonhos sobre crescimento e disseminação das boas novas de Jesus Cristo. E agora posso ver como a Igreja cresceu”.

“E estou muito animado com a vida da Igreja, pois posso ver como os jovens estão se envolvendo no dia a dia”.

Ele disse que se tornar em uma província ajudaria a organizar a missão no Chile – e ele espera que isto leve a novas dioceses no futuro próximo.

“Se separar da [Província da] América do Sul é triste, pois temos trabalhado juntos por muitos anos. É como quando o filho deixa a casa dos pais e começa uma nova vida. Mas nós continuaremos a trabalhar juntos”.

Antes da celebração, o Arcebispo Justin falou com repórteres que era um dia de júbilo e um importante momento para a Igreja em todo o mundo, pois a inauguração do Chile era o nascimento de uma nova missão.

“Isto mostra o crescimento do Chile… que a Comunhão Anglicana está crescendo”, disse. “O Chile é uma província que compartilha o amor e o ministério com os pobres e com os que estão na beira da sociedade. E é um dos grandes exemplos no mundo na criação de novas igrejas”.

O Arcebispo Justin também falou pelo telefone com o presidente chileno, Sebastián Piñera, que não pode comparecer.

Ele elogiou o presidente por sua postura em desafiar a corrupção e por sua abertura e compaixão com todos os setores da sociedade.

“O Chile é um modelo de crescimento e reconciliação – de encontrar esperança após anos difíceis, e louvamos a Deus por isto”.

O Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon, descreveu como “um privilégio” estar na celebração de inauguração em Santiago. “Não há outro lugar na Comunhão Anglicana como o Chile”, disse. “Estou encantado que esteja se tornando na nossa 40ª província. É uma visão emocionante para o futuro”.

O Chile tem buscado autonomia desde 2015. Foi dado o sinal verde pelo Comitê Permanente do Conselho Consultivo Anglicano, e também após o apoio da maioria dos primazes da Comunhão Anglicana. Sua inauguração como a 40ª província veio apenas um ano depois do Sudão ter se tornado na 39ª província.

Publicado em 05/11/2018 no site Anglican Communion News Service.