Conferência de Lambeth: Arcebispo da Cidade do Cabo conclama os bispos a “expressarem suas diferenças”

Arcebispos Thabo Makgoba e Justin Welby em vídeos no site da Conferência de Lambeth

O Primaz da Igreja Anglicana do Sul da África, Arcebispo Thabo Makgoba, conclamou os bispos anglicanos a participarem da próxima Conferência de Lambeth, apesar das diferenças dentro da Comunhão Anglicana. O Arcebispo Thabo preside o Grupo Internacional de Planejamento, reunido pelo Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, para planejar a reunião de bispos anglicanos que acontece uma vez por década, que acontecerá em Cantuária, Kent (Inglaterra), em 2020. “Eu sei que as pessoas falam sobre o tecido da comunhão estar rasgado”, disse ele, “mas todos somos humanos falíveis que precisam do amor e graça de Deus, e nós precisamos um do outro”.

O Arcebispo Thabo realizou seus comentários em um vídeo no site da Conferência de Lambeth. Nele, ele diz: “Como disse em Sepedi [a língua do norte de Sotho]: uma andorinha não faz verão, mas duas andorinhas fazem um lindo verão. Então, nós nunca estamos sozinhos nesta jornada”.

“Se você concorda com onde comunhão está, se não concorda, venha e expresse sua opinião neste lindo espaço que é um presente de Deus. Não fique em casa e diga ‘Eu não vou’ ”.

“Nós queremos ouvir essa voz. Não é uma conferência de pessoas afins. É uma conferência de anglicanos. Quero dizer, pelo amor de Deus, anglicanos, desde nossos inícios, nós sempre tivemos o ‘ empurra e puxa’. O ‘ empurra e puxa’ não deve ser uma distração, mas deve ser comemorado”.

“É o que em chamo em casa ‘celebrando o dom da diferença’. Então eu encorajo todos os bispos e seus cônjuges a fazerem todo esforço possível para vir e ver o que Deus está fazendo através de nós em seu mundo”.

Falando sobre o formado da Conferência, o Arcebispo Thabo disse que começaria com um retiro espiritual, um tempo para quase dizer aos bispos e seus cônjuges, “Ei, cale a boca… e ouçam a Deus, e ouçam um ao outro em silêncio”.

Ele disse que após o retiro, “vamos adorar juntos; vamos caminhar juntos; vamos conversar juntos; vamos amar juntos; vamos lutar juntos; partir o pão juntos; refletir teologicamente e em missão, trazer a nós mesmos e nossas dioceses e províncias para esse espaço”.

“E então, como meu antecessor uma vez disse: ‘Deus não terminou conosco’; e Deus realmente continuará seu trabalho em nós e através de nós para a Comunhão Anglicana”.

Em um vídeo separado no site, o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, falou de como os bispos podem se preparar para a Conferência de Lambeth, começando com oração. “Minha visão para esta conferência é que, se nada mais, nós emergimos como Comunhão que está visivelmente mais profundamente comprometida com a oração e a leitura das Escrituras”.

“Então oremos, e leiamos as Escrituras juntos. Entremos no ritmo de uma maneira nova e diferente. Por exemplo, entre a Ascensão e Pentecostes, haverá os dez dias do ‘Venha o Teu Reino’… envolva-se nisto. É um tempo de oração pela missão; oração para que Deus aqueça os corações daqueles que precisam ouvir as boas-novas de Jesus”.

Ele continuou: “Ore por aqueles que discordam de você, e resista ao desejo de ser influenciado por fofocas e boatos. Então, quando você ouve algo, não necessariamente acredite nisso, volte-se para Deus e diga: ‘se isso for verdade, oro por ele ou ela’. Mas também tente encontrar a verdade”.

Publicado em 08/02/2019 no site Anglican Communion News Service.