Roda de Diálogo “Meu Corpo, Minha Fé: violências e abusos da religião” em Londrina/PR

Prezada família IEAB!

Dia 16/02/19, aconteceu, aqui em Londrina/PR, uma Roda de Diálogo em torno do Tema: Meu Corpo, Minha Fé: violências e abusos da religião. Tive a oportunidade de participar desse evento, enquanto palestrante e organizadora.

Devo esclarecer que a ação é do coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG) e a 1ª Roda de Diálogo ocorreu em São Paulo (02/02/19), e dentre as facilitadoras estava a conhecida e reconhecida teóloga Ivone Gebara.

Desafiadas pelo coletivo EIG, trouxemos o evento para Londrina. Aqui, conseguimos apoiadores que nos ajudaram a tratar o tema com a seriedade que ele merece. Nossos apoiadores foram: Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Londrina, OAB subseção Londrina, Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Comissão de Promoção de Igualdade Racial e das Minorias da OAB além do coletivo EIG.

Para conduzir a temática, contamos com: Sueli Galhardi – gerente de proteção especial à mulher da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher / PML; Larissa Ferraz de Barros – advogada criminalista, secretária da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e das Minorias da OAB, membro da Frente Feminista de Londrina; Sara Alexius – assistente social e teóloga; Vanessa Carvalho de Mello – teóloga, mestre em psicologia social, pesquisadora sobre as questões de gênero, docente e Selma Rosa – teóloga, mestre em educação, docente e clériga anglicana. Cada uma – a partir da própria área de conhecimento, atuação e experiência – apresentou breves e importantes informações e reflexões sobre o assunto proposto.

No dia seguinte, 17/02/19, das 8h às 10h, participamos do Programa NEM MAIS, NEM MENOS, rádio Brasil Sul – quando tivemos a oportunidade de continuar dialogando sobre a temática, contando com a interação do/as ouvintes. Experiência muito enriquecedora!

Dentre o/as participantes da Roda de Diálogo estavam líderes de denominações religiosas e representantes de ONGs e de outros coletivos.

Segundo alguns depoimentos de participantes, o tema foi tratado com seriedade, coerência, respeito e profundidade, o que muito nos alegrou e animou. No dia 26/02 haverá (com apoio da Secretaria de Políticas para a Mulher) uma Oficina de Cartazes – uma ação conjunta, tendo em vista a manifestação que ocorrerá no dia 8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher.

A temática, sem dúvida, é densa, tensa, provocadora e transgressora. Assim, houve cuidado em abordá-la de forma ética, cristã, humana, sem ofensas ao sexo masculino. Entretanto, houve o mesmo cuidado em tratá-la de forma clara, denunciadora e conscientizadora, e isso por meio de dados estatísticos, Leis, pesquisas, depoimentos, relatos de vida e uma perspectiva teológica e bíblica libertadora.

Verificamos que as violências e abusos da religião ocorrem não apenas de forma física mas também de forma emocional e espiritual. Na gênese desse terrível problema estão questões históricas, sociais, econômicas, políticas e, infelizmente e com grande força, questões religiosas. Os espaços sagrados, que deveriam ser lugares de reconstrução de vidas, muitas vezes tornam-se motivo de dores e sofrimentos, gerando patologias e morte.

A partir de tudo que se ouviu no evento, é pertinente o alerta: Estejamos atentos e atentas: abusos e violências religiosas são cometidas por líderes (de ambos os sexos) quando esses violam os corpos de outros e de outras, e também quando oprimem, constrangem, desqualificam, calam seus pares. Práticas assim deformam as relações humanas e comunitárias. Essas situações não podem ocorrer pois são exercícios distorcidos do poder religioso.

Que Deus esteja sobre nós, dando-nos a cada dia a clareza necessária sobre nosso papel e as condições necessárias para executá-lo.

Em Cristo!

Revda. Selma Almeida Rosa

Diácona da Diocese Anglicana do Paraná – DAPAR

Publicado em 18/02/2019 pelo Serviço de Notícias da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.