Líderes da Igreja Anglicana de todo o mundo deixam Hong Kong “para avançar com a missão de Deus”

O Arcebispo de Cantuária Justin Welby gira uma bola para um dragão cerimonial durante uma noite cultural após a Eucaristia de encerramento do ACC-17 na Catedral de São João em Hong Kong. Crédito da foto: ACNS.

“Go forth into the world in peace” (Vá ao mundo em paz) eram as palavras do hino entoado pelo coro da Catedral de São João em Hong Kong no domingo, 5 de maio. Elas foram cantadas para celebrar o encerramento da 17ª reunião trienal do Conselho Consultivo Anglicano (ACC-17). Mais de 110 delegados e convidados de todo o mundo se reuniram em Hong Kong para moldarem o trabalho internacional da Comunhão Anglicana nos anos vindouros.

O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, foi o celebrante da Eucaristia, e o Arcebispo e Primaz de Hong Kong, Dr. Paul Kwong, pregou. O Arcebispo Paul também foi eleito presidente do Conselho Consultivo.

O Arcebispo Paul baseou seu sermão na leitura do Evangelho do dia, João 21:1-19. Sobre o tema de hospitalidade, ele disse: “«Trazei dos peixes que agora apanhastes», disse Jesus. «Vinde, comei». De todas as coisas para se fazer em uma manhã tranquila, o que seria mais natural? O que poderia ser mais hospitaleiro do que alguém cozinhar o café da manhã para seus amigos?”.

Ele afirmou que a hospitalidade foi central nas conversas durante a ACC-17, e afirmou “o quão importante a simples ação de dar e receber, de cuidar uns dos outros, de amar ao outro, está em nossa vida cristã conjunta”.

Ele agradeceu a todos os membros do Hong Kong Sheng Kung Hui que conheceu e que cuidaram de todos os envolvidos no ACC-17.

Ele também falou sobre o que é ser um cristão prático. Ao desafiar a congregação a amar uns aos outros, mesmo quando discordarem. Ao fazer referência ao ACC-17, disse: “Nós tivemos nossas brigas, nossas discordâncias, nossos desapontamentos, tanto quanto obtivemos nossas realizações genuínas. Mas acredito firmemente que nossas brigas e desacordos e desentendimentos, todas aconteceram dentro do Corpo de Cristo: que, que por mais apaixonadamente sentimos sobre a lisura de nossa causa e nossas crenças, nós voltemos a escutar o Mundo, a compartilhar a Paz, a compartilhar o pão, a receber o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, e a sermos enviados ao mundo para que façamos a Sua vontade”.

Após o convite de seguir a Cristo, ele concluiu o sermão dizendo: “E agradeço a cada um dos delegados do ACC-17, e enquanto desejo uma viagem segura de retorno a seus lares, refletindo sobre estas poderosas leituras Bíblicas e esta extraordinária Missa de Cristo, eu peço que vocês apenas se lembrem das palavras de Cristo a Pedro, em nome da Comunhão e em nome dos fiéis cristãos que lhes hospedaram aqui em Hong Kong. Sigamos a Cristo, onde quer que Ele possa nos levar. Amém”.

Membros do Comitê Permanente leram as passagens e lideraram as intercessões. A música incluiu “Fount of love, our Saviour God” de Ernest Yang, “Great are thy mercies”, à música folclórica chinesa “Song of the Hoe”. As partes cantadas da Eucaristia foram arranjadas por Victor Chan.

O tema da reunião ACC-17 foi “Equipar o Povo de Deus: aprofundar o discipulado intencional”. O trabalho da semana anterior incluiu estudos Bíblicos diários, relatórios, apresentações, resoluções, e apresentações em uma grande variedade de ministérios. Houve também oportunidade de se visitar paróquias locais e ver o ministério de seu trabalho social.

Durante a Eucaristia de encerramento, após um período de oração, o Arcebispo Justin comissionou os membros do ACC-17, o Comitê Permanente e os funcionários do Conselho Consultivo Anglicano a trabalharem juntos para o avanço da missão de Deus em todo o mundo.

Ele orou particularmente pelos três membros que deixam o Conselho Consultivo: Diretor para a Unidade, Fé e Ordem, Dr. John Gibaut; Diretora para as Mulheres na Igreja e Sociedade, Cônega Terrie Robinson; e Diretor de Comunicações, Adrian Butcher.

Antes do encentramento da ACC-17, as províncias anfitriãs das duas próximas reuniões do Conselho Consultivo Anglicano foram anunciadas. A África Ocidental sediará a ACC-18 em 2022; e a ACC-19 será sediada pela Igreja da Irlanda em 2025.

Publicado em 10/05/2019 no site Anglican Communion News Service.