O Arcebispo Ian Ernest, Bispo das Ilhas Maurício e antigo Primaz da Igreja Anglicana do Oceano Índico, será o próximo Representante Pessoal do Arcebispo de Cantuária na Santa Sé e Diretor do Centro Anglicano em Roma. Ele assumirá seu novo cargo no final do ano após a visita oficial do Papa Francisco às Ilhas Maurício em setembro.
Em seu cargo atual, o Arcebispo Ian trabalha em estreita colaboração com sua contraparte na Igreja Católica Romana, o Bispo de Port Louis, Cardeal Maurice Piat. Os dois emitiram declarações conjuntas sobre questões ambientais e sociais e gravaram mensagens conjuntas de Natal para a televisão mauriciana.
Os dois também lideram conjuntamente o Colégio Ecumênico Rodrigues, uma das principais escolas da ilha mauriciana do mesmo nome, formada em 1973 pela fusão da Escola Católica Romana de São Luís e a Escola Anglicana de São Barnabás. Quando o mandato do Arcebispo Ian como Arcebispo e Primaz do Oceano Índico foi renovado em 2012, ele convidou um padre Católico para pregar o sermão.
“Sinto-me profundamente grato e honrado por esta nomeação”, disse o arcebispo Ian. “É um chamado de Deus que aceito com toda a humildade. Dedicarei meus melhores esforços para honrar este chamado e o cargo.
O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, afirmou estar “muito feliz” com a nomeação, acrescentando que esta “vem em um momento empolgante das crescentes e importantes relações entre a Comunhão Anglicana e a Igreja Católica Romana”.
A experiência do Arcebispo Ian com o ecumenismo vem desde a infância, quando seu pai se tornou o primeiro sacerdote Anglicano a pregar em uma igreja Católica nas Ilhas Maurício. Ele estudou em escolas de nível fundamental e médio Católicas Romanas e, quando estudava para a ordenação, fez algumas disciplinas em um seminário Católico Romano.
O Arcebispo já participou de múltiplos projetos ecumênicos com outras igrejas Cristãs, incluindo um trabalho conjunto com outros líderes Cristãos nas Ilhas Maurício para estabelecer uma escola de formação ecumênica tanto para o clero quanto para leigos na região.
Ele é membro do Grupo de Trabalho do Arcebispo, estabelecido após o Encontro de Primazes de 2016 para “restaurar relacionamentos, reconstruir a confiança e responsabilidade mútuas, curar o legado da dor e explorar relacionamentos mais profundos” na Comunhão Anglicana, e participou também do Grupo de Concepção da Conferência de Lambeth dos Bispos Anglicanos de 2008.
Publicado em 17/05/2019 no site Anglican Communion News Service.