Pesquisa mostra que maioria dos Anglicanos de Sydney descobriu sua fé na adolescência

O trabalho dos jovens e das crianças nas igrejas recebeu um impulso na Austrália depois que uma pesquisa revelou que a maioria dos Anglicanos de Sydney se tornaram Cristãos na adolescência. A Youthworks, seção da juventude Anglicana de Sydney, emitiu um chamado para que igrejas e famílias trabalhem juntas para apoiar a fé dos jovens.

O diretor de apoio ao ministério da Youthworks, Ed Springer, afirmou: “78% das pessoas descobrem sua fé até os 19 anos de idade, e 46% na adolescência. Este achado só nos encoraja a manter o ministério dos jovens uma prioridade fundamental em nossas igrejas”.

No entanto, ele também destaca os desafios de reter membros da igreja para pessoas na faixa dos 20 anos. O relatório obteve suas estatísticas a partir de perguntas encomendadas pela Youthworks na Pesquisa Nacional da Vida da Igreja de 2016, e foi escrito pelo pesquisador da Anglicare Dr. John Bellamy.

“Outra descoberta que nos impressionou foi que há espaço para crescer na forma como operamos nossos ministérios intencionais de jovens”, disse Springer.

“Precisamos equipar os pais e responsáveis para serem formadores ativos de discípulos e encorajar todo o público Cristão de todas as idades a se envolver”.

O Sr. Springer disse, “Isto reflete um relatório de 2011 que informou que as pessoas mais significativas no desenvolvimento da fé ainda são os pais cristãos. Quando eles ativamente leem a Bíblia, oram e, em menor grau, discutem coisas cristãs ou falam sobre questões e dúvidas, isto ajuda os jovens a permanecerem na igreja”.

Um desafio para as igrejas de todo o mundo é manter os jovens e crianças participantes na vida adulta. O relatório descobriu que a retenção para os anglicanos de Sydney, em 59%, é ligeiramente melhor do que a média de outras igrejas anglicanas ou protestantes, mas Springer alerta que os perigos são reais.

“Nós sabemos que certa percentagem de jovens escolherão se afastar de Cristo em algum momento… isto faz parte da época da adolescência. Mas a descoberta importante é que não há dados de que os jovens voltarão para a igreja quanto estiverem em seus 30 anos”.

De acordo com a pesquisa, a fé cristã não foi o resultado de u m lar cristão para muitos frequentadores de igrejas.

Springuer disse: “O ministério jovem é um momento muito significativo para os jovens que vêm para a fé de famílias não crentes. Isso nos encoraja a continuar olhando para fora, ajudando a construir caminhos a partir de amigos locais, da escola, para as igrejas onde o desenvolvimento da fé pode ser explorado”.

Texto escrito por Rachel Farmer. Publicado em 21/06/2019 pelo Anglican Communion News Service.