Oração e comunhão relacionadas ao aniversário do pouso na lua

Crédito da foto: NASA

Enquanto as pessoas e igrejas em todo o mundo celebram os 50 anos desde que a Apollo 11 pousou na lua em 1969, fatos sobre a primeira “comunhão extraterrestre” vêm à tona. A diretora de Igrejas e Catedrais da Igreja da Inglaterra, Becky Clark, disse que o astronauta americano Buzz Aldrin, que foi um dos tripulantes da Apollo 11 e um dos primeiros a colocar os pés na superfície da lua, levou algo especial com ele em sua jornada.

Como um ancião na Webster Presbyterian Church (Igreja Presbiteriana), ele teve uma permissão especial para levar o pão e o vinho com ele antes de ir ao espaço em 1969. Becky disse que Aldrin deu a si mesmo a Santa Comunhão enquanto estava no espaço. Ela disse: “Aldrin tomou o pão e o vinho dentro do módulo lunar Águia, após ter pousado no Mar da Tranquilidade da lua, durante o período de uma hora destinado a deixar os astronautas se recuperarem do voo espacial e se prepararem para a caminhada na lua”.

Aldrin disse, “Eu imaginava se poderia ser possível tomar a comunhão na lua, simbolizando o pensamento que Deus estava se revelando ali também, enquanto o homem alcançava o universo”. Posteriormente ele disse que foi interessante pensar que o primeiro líquido já derramado na lua, e o primeiro alimento comido lá, foram os elementos da comunhão.

Por todo o Reino Unido, muitas catedrais e paróquias da Igreja da Inglaterra se uniram no aniversário lunar com obras de arte, exposições e celebrações especiais, ajudando a conectar o evento a temas cristãos.

Na Catedral de Lichfield, One Small Step (um pequeno passo), foi inaugurada no dia do aniversário do pouso uma obra de arte de 36 metros reproduz a superfície lunar. Ela dá aos visitantes a chance de “caminharem na lua” até o fim de setembro.

O dia de abertura incluiu uma celebração especial da comunhão “na lua”. A Catedral afirma que a instalação é projetada para ajudar os visitantes “a contemplarem e observarem uma das mais importantes jornadas que a humanidade já teve e a nos permitir imaginar as possibilidades para o gênero humano”.

Outra atração do aniversário é um grande modelo da lua criado pelo artista Luke Jerram, intitulado de Museu da Lua, que atraiu centenas de visitantes durante sua excursão pelas igrejas e catedrais do Reino Unido.

A Igreja da Inglaterra também divulgou a oração abaixo pelo aniversário do primeiro pouso na lua.

Oh Deus,
que criou o universo e tudo o que há nele,
nós Te agradecemos pelos dons e talentos
que nos permitiram explorar os mistérios da criação.
Dá-nos a vontade de celebrar aquilo que você criou,
e a usar as riquezas de nosso próprio mundo
para o bem de todos,
por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.

Texto escrito por Rachel Farmer, publicado em 26/07/2019 no site Anglican Communion News Service.