Com base no sucesso de 2019, as mulheres Anglicanas se preparam para a Conferência das Nações Unidas de 2020

Robyn Andréo-Boosey (Igreja Anglicana da Austrália); Bridie Boyd (Igreja Anglicana em Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia); Revda. Bianca Daébs (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil); Martine Dushime (Igreja Anglicana do Burundi); Clare Hendricks (Igreja Episcopal); Bispa Sarah Mullally (Igreja da Inglaterra); Amal Sarah (Igreja do Paquistão); e Revda. Navina Thompson (Igreja Episcopal em Jerusalém e no Oriente Médio). Crédito da foto: ACNS.

Oito mulheres anglicanas foram escolhidas para formar a delegação da Comunhão Anglicana para a 64ª reunião anual da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (CSW64), que acontecerá na cidade de Nova York em março de 2020. Apoiada pelos funcionários do Escritório da Comunhão Anglicana nas Nações Unidas (ACOUN), a delegação levará conhecimento e experiências de toda Comunhão Anglicana para se empenhar em duas semanas de advocacia, aprendizado e comunhão centradas na realização da igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas.

A delegação é formada por: Robyn Andréo-Boosey (Igreja Anglicana da Austrália); Bridie Boyd (Igreja Anglicana em Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia); Revda. Bianca Daébs (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil); Martine Dushime (Igreja Anglicana do Burundi); Clare Hendricks (Igreja Episcopal); Bispa Sarah Mullally (Igreja da Inglaterra); Amal Sarah (Igreja do Paquistão); e Revda. Navina Thompson (Igreja Episcopal em Jerusalém e no Oriente Médio).

Cada delegada foi nomeada por seus Primazes e escolhidas para representarem a Comunhão como um todo nas principais questões dos direitos da mulher e de justiça de gênero. A delegação escolhida reúne mulheres que são líderes em suas igrejas, dioceses ou províncias, ao lado de mulheres mais jovens (de 18 a 30 anos) com experiência e interesse na igualdade de gênero e justiça de gênero, no empoderamento das mulheres e meninas, e na liderança feminina. A delegação do próximo ano inclui a Bispa Sarah Mullally, e acredita-se que esta seja a primeira vez que uma bispa diocesana faça parte da delegação. As delegadas destacarão a liderança e voz das mulheres anglicanas dentro dos corredores das Nações Unidas.

A UNCSW é uma organização intergovernamental estabelecida em 1946 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas com o objetivo exclusivo de promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. A cada ano, a Comissão foca em um tema diferente, que então molda a agenda da organização intergovernamental assim como o engajamento mais amplo dos atores da sociedade civil.

Neste ano, os 45 Estados-membros que são membros da Comissão irão reer a implementação da Declaração e na Plataforma de Ação de Beijing, que foi adotada em 1995 na Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, na cidade de Beijing, China. Os membros da Comissão avaliarão os desafios atuais que afetam a implementação da Plataforma de Ação e a conquista da igualdade de gênero e empoderamento da mulher por todo o mundo. A reunião de março de 2020 oferecerá a chance de celebrar os sucessos que foram alcançados nos últimos 25 anos, e a refletir sobre o quanto ainda precisa ser feito.

Jillian Abballe, Diretora de Advocacy e Chefe de Departamento do Escritório da Comunhão Anglicana nas Nações Unidas, em Nova York, disse: “O longo empenho da Comunhão Anglicana com a UNCSW e suas temáticas estão sustentadas pelo comprometimento estabelecido na Quarta Marca da Missão – transformar estruturas injustas da sociedade, desafiar a violência de qualquer tipo e buscar a paz e reconciliação”.

Ela explicou: “O Escritório da Comunhão Anglicana nas Nações Unidas participou muitos anos da UNCSW, e agora trouxe uma delegação de mulheres anglicanas de toda a Comunhão para estarem em companheirismo, compartilharem a adoração, e a se engajarem na advocacia profética”.

O relatório da reunião deste ano, CSW63, foi publicado para coincidir com o anúncio da delegação da CSW64. O relatório, compilado pelos funcionários da ACOUN, inclui entradas de todas delegadas, detalhes do engajamento com o processo do CSW, e reflexões da delegação sobre suas experiências antes, durante e posteriores ao CSW63. O relatório está disponível em inglês neste link.

Os leitores do Anglican Communion News Service (ACNS) poderão acompanhar o trabalho da delegação na CSW64, assim como o Serviço de Notícias compartilhará notícias, histórias e perspectivas de Nova York durante a CSW64.

Texto escrito por Lucy Cowpland, publicado em 25/11/2019 no site Anglican Communion News Service.