Igreja celebra inauguração de Angola como nova diocese Anglicana

2019
Bispo André com parceiros provinciais no terreno da catedral. Crédito da foto: Facebook da Igreja Anglicana da África Austral.

Angola foi oficialmente inaugurada como uma nova diocese Anglicana nesta semana, após 16 anos como diocese missionária e mais de 40 anos de guerra.

O Primaz da África Austral, Arcebispo Thabo Makgoba, liderou o culto especial de inauguração e também instalou o Bispo André Soares como Bispo de Angola.

O Arcebispo disse que foi um evento inspirador: “Que experiência enriquecedora, que tempos enriquecedores. Que alegria! Inauguramos uma diocese de pleno direito e instalamos o Bispo André como diocesano.”

Apoiadores de dioceses e organizações parceiras participaram da cerimônia, que incluiu uma bênção do terreno da igreja em Luanda onde será construída uma nova Catedral Anglicana. O Arcebispo abençoou os limites do terreno, instalou sua pedra fundamental e nomeou a Catedral de Santo André Apóstolo no dia de Santo André. O solo do local será levado à Diocese de Londres, parceira da Diocese de Angola.

Após anos de guerra civil em Angola, iniciada em 1975, os combates acabaram em 2002 e a Igreja Anglicana tem sido um elemento fundamental para ajudar a reconstruir a infraestrutura destruída do país.

A Igreja da Província da África Austral (CPSA) iniciou planos para estabelecer uma nova diocese no país devastado pela guerra em 1995, quando o sínodo provincial da Igreja adotou uma resolução para criar uma diocese missionária em Angola.

A CPSA e outros parceiros, incluindo o USPG, a Manna e a ALMA (Angola London Mozambique Association) da Diocese de Londres, forneceram recursos para auxiliar projetos da igreja desenvolvidos para combater o HIV, treinar clérigos e reconstruir igrejas, clínicas e escolas.

O novo Bispo de Angola, André Soares, disse: “A Igreja Anglicana está trabalhando em todas as áreas de Angola, e damos graças a Deus por nos ter dado a oportunidade de desenvolver o país.”

André Soares nasceu em Angola em 1956, mas teve que fugir com sua família para a República Democrática do Congo quando a guerra eclodiu em 1962. Depois de estudar com Alexandre Luís Domingos, que mais tarde se tornou o primeiro Delegado Episcopal da Igreja Anglicana em Angola, André Soares foi finalmente ordenado sacerdote em 1991. Aos 35 anos, ele era o padre mais jovem, e o Bispo o apelidou de ‘caçula’. Ele é casado com Janete João e eles têm seis filhos e duas filhas.

Ele disse: “Eu continuei o trabalho, determinado a superar os problemas de um país dilacerado por 40 anos de guerra… Graças a Deus, a igreja hoje é uma diocese de pleno direito.”

Um membro do clero, Maria Domingos, cujo treinamento de ordenação foi apoiado pelo USPG, disse que a Província da África Austral ajudou oferecendo treinamento sobre o crescimento da igreja.

Ela disse: “Este é um desafio significativo que exigiu muito trabalho e dedicação, tanto por parte de padres locais como de grupos evangelistas locais, muitas vezes trabalhando em áreas remotas sem transporte. Mas temos visto crescimento, com a criação de muitas novas congregações.”

Apesar das dificuldades, da pobreza e dos muitos desafios de saúde, incluindo malária, HIV/AIDS e tuberculose, ela disse que a igreja está mantendo seu foco: “agora temos congregações em áreas onde a igreja não existia antes. Há esperança.”

Publicado em 05/12/2019 no site Anglican Communion News Service.