Mensagem de Natal da Câmara Episcopal – 2019

“No princípio era o Logos, e o Logos estava com Deus, e Deus era o Logos (…) E o Logos se fez carne e acampou entre nós, e nos vimos a sua glória, gloria do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade” (João 1.1,14).

O símbolo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Dirigimos esta mensagem neste tempo de Natal para todas as irmãs e irmãos da nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (19ª Província da Comunhão Anglicana), para todas as irmãs e irmãos que partilham conosco desta comunhão vivendo a tradição do ethos anglicano, para todas as outras pessoas com as quais partilhamos da Casa Comum, sejam elas cristãs, de outras tradições religiosas, em toda a nossa humana diversidade, todas Graça e Paz em Cristo Jesus, Deus Encarnado, Deus-conosco.

O versículo que abre nossa mensagem foi traduzido diretamente do grego, mostrando esta forma como o Evangelho da comunidade de João resgatou a revelação de Nosso Senhor em sua encarnação. A palavra grega Logos é muito mais do que “verbo” ou “palavra” no sentido da linguagem humana, entre seus muitos significados encontramos “sentido”, “motivo” e até “razão”. Em Cristo feito “carne” (não apenas corpo, mas matéria natural, matéria orgânica) é que esta o pleno sentido da Divindade (Jo 1.1). Habita ou acampa entre nós assumindo também, a fraqueza humana e fragilidade da criação.

Nunca antes estivemos tão perto de destruir toda a criação de Deus, sendo que, paradoxalmente temos os meios viver nela em harmonia, com justiça, em paz, com dignidade, com respeito, em amor. Este século, e este milênio, coloca a humanidade, diante do dilema do sentido, isto é, do logos. Temos que parar de viver sem sentido, sem Deus!

Não é mais aceitável que pessoas humanas iguais a todas as outras morram de fome enquanto outras destroem o planeta com seus excessos. Não podemos mais aceitar a ideologia da morte onde quem tem mais armas domina, e a indústria armamentista transforma ódios, desigualdades, fragilidades e diferenças, em mortes, assassinatos, guerras e genocídios. Não podemos aceitar que a ganância de uma pequena parcela da humanidade, e toda sua propaganda consumista, queime nossas florestas, extermine os povos que resistem em seu “bem-viver” e escravize os desejos e atitudes de suas vítimas. Esta na hora de buscar o Logos que seja verdadeiramente Deus entre nós, que seja verdadeiramente vida para o planeta, que seja verdadeiramente esperança sem exclusão ou extermínio. Este é o Natal que o mundo, o planeta, a humanidade, a criação, estão precisando. Este é o Natal que queremos celebrar e com o qual queremos nos comprometer. Natal que oferece sentido através do natureza humana-divina-carnal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vivamos o ethos anglicano como contribuição para a humanidade. Sejamos realmente – seguindo o lema de Lambeth 2020 – “Igreja de Deus para o mundo de Deus”. Busquemos o Logos em nossa vida pessoal, familiar, social, eclesial, política, econômica, cultural e ambiental. Sejamos Natal para o mundo, e busquemos com o mundo, o sentido do Natal.

Publicado no dia 25/12/2019 no site da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.