Primazes Anglicanos se encontrarão na Jordânia para “reunião muito estratégica” antes da Conferência de Lambeth

Primazes Anglicanos posam para fotografia formal na Catedral de Cantuária, durante sua última reunião plena, em outubro de 2017.

[ACNS, da Redação] Os líderes de 36 das 40 igrejas membros da Comunhão Anglicana se reunirão no Oriente Médio na próxima semana para o que foi descrito como “uma reunião muito estratégica.” Os principais pastores da Comunhão – os(as) arcebispos(as) seniores, moderadores e bispos(as) presidentes das províncias da Igreja Anglicana – se reunirão de segunda-feira, 13 de janeiro, a quarta-feira, 15 de janeiro, em sessão formal. Uma reunião preliminar será realizada no domingo, 12 de janeiro, com os novos Primazes, eleitos ou nomeados para o seu cargo desde o Encontro de Primazes (Primates’ Meeting) anterior, ocorrido em outubro de 2017.

Na quinta-feira, 16 de janeiro, os primazes participarão de peregrinações em dois grupos, começando juntos no local do batismo de Jesus com uma Eucaristia e reafirmação dos votos de batismo, antes de um grupo seguir para Salt e Monte Nebo, enquanto outro grupo cruza a margem oeste do Rio Jordão para visitas a Jerusalém e Belém.

O Arcebispo Anglicano em Jerusalém, Suheil Dawani, estará hospedando a reunião em sua diocese, que inclui Israel, Palestina, Jordânia, Síria e Líbano.

A reunião da próxima semana “faz parte de um processo consideravelmente reflexivo e evolutivo, desde que o Arcebispo Justin se tornou arcebispo de Cantuária”, disse um porta-voz durante uma entrevista coletiva à imprensa organizada pelo Escritório da Comunhão Anglicana (Anglican Communion Office). Tudo começou no dia seguinte à sua instalação na Catedral de Cantuária “quando se encontrou com os primazes em vários grupos e depois foi visitá-los em suas casas. É uma prática que ele continua tentando repetir quando novos primazes são nomeados.

“Ele conseguiu realizar o Primates’ Meeting em que todos estiveram presentes em 2016 e construir um consenso para realizar a Conferência de Lambeth, e convocar uma reunião [de acompanhamento] para esta em 2017, e depois se encontrar em reuniões regionais dos primazes – que é o que vem acontecendo nos últimos dois anos, em vez de uma só grande reunião, o que teve muito sucesso em ajudá-los a desenvolver suas identidades regionais e o potencial que isso oferece para o trabalho colaborativo – e agora chegamos a este evento, o último Primates´ Meeting antes da Conferência de Lambeth.”

O porta-voz disse que, embora os primazes “não tenham um poder de veto na Conferência de Lambeth”, o arcebispo Justin esteve “comprometido em consultar, ouvir suas opiniões e receber suas contribuições.”

E acrescentou: “Esse será um processo que culmina no Primates´ Meeting, e não começa nele. O Arcebispo está muito comprometido com a comunicação com os primazes. . . ele telefonou para todos os 40 e conversou com eles sobre a reunião e alguns dos assuntos que precisam ser abordados.”

O Primates´ Meeting será “um momento crucial em que o principal assunto de negócios será compartilhar com os primazes… o programa proposto para a Conferência de Lambeth no qual o Grupo de Design está trabalhando, a abordagem que será adotada na Conferência, visando informá-los e obter mais as reações deles durante a reunião.

“Todos eles tiveram uma noção disso nos telefonemas, então isso está ajudando a desenvolver o espírito colegial para o que os Primates´ Meetings são projetados para promover.”

Alguns membros da Comunidade de Santo Anselmo – o novo movimento monástico focado na juventude, sediado do Palácio de Lambeth – manterão “uma presença de oração” durante o Primates´ Meeting, que estará sendo realizado perto do local do batismo.

Outro item da agenda será um relatório do Grupo de Trabalho que foi estabelecido após o Primates´ Meeting de 2016 visando manter os relacionamentos no interior da Comunhão Anglicana. O porta-voz disse que o Grupo de Trabalho esteve refletindo sobre “como a comunhão com seus diferentes níveis pode ser afetada pelas distancias” e apresentará sua proposta sobre como na Comunhão se pode continuar caminhando juntos.

Apesar do compromisso de “caminhar juntos à distância” assumido pelos primazes na reunião de 2016, os primazes da Nigéria, Ruanda e Uganda – Arcebispos Nicholas Okoh, Laurent Mbanda e Stanley Ntagali – disseram que não participarão da reunião da próxima semana na Jordânia. O Moderador da Igreja do Sul da Índia, Bispo Thomas Oommen, não poderá comparecer, pois o seu Sínodo Provincial se reunirá ao mesmo tempo que o Primates´ Meeting para eleger um novo Moderador.

:: ACNS apresentará uma breve reportagem do Primates´ Meeting na terça-feira, 14 de janeiro, antes da cobertura completa na terça-feira, 21 de janeiro.

Publicado em 07/01/2020 no site Anglican Communion News Service.