Creia que Deus sempre estará no comando

Texto bíblico: João 14, 1 a 4, 6 e 7

1Jesus continuou dizendo: ‘Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. 2Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. 3E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. 4E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho’. 6Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram’.

Reflexão

Essas palavras de Jesus, relatadas por João, situam-se num contexto bem especial: Era uma quinta-feira à noite e ali o Senhor faz o Seu último discurso durante o que se costumou a chamar de última ceia (como já disse, eu prefiro chamar de primeira ceia, pois foi ali que Jesus instituiu a eucaristia – que significa ação de graças). Aquele jantar foi o maior laboratório de tratamento psíquico e enriquecimento da arte de pensar que se tem notícia. Jesus, que estava prestes a ser traído, julgado, torturado e morto não se desespera; Ele começa a falar de amor e, olha pra Judas e diz: “O que você pretende fazer, faça-o logo” (Jo 13,27);

Depois da saída de Judas, Jesus, Ele sabendo ia tudo que iria que acontecer, volta-se para àqueles discípulos que ficaram, um grupo totalmente heterogêneo, e começa a preparar o coração deles para a Sua despedida e para os acontecimentos que estavam por vir, transmitindo a Sua mensagem de forma direta e incisiva, anunciando o desfecho do processo da concretização do maravilhoso projeto de Deus para o mundo; fala da glorificação D’Ele próprio, O messias enviado, o Filho do Deus vivo; demonstra àquelas pessoas que a Sua fidelidade ao projeto de Deus O levaria à Cruz do Calvário; mas, que isso não era um sinal de derrota, muito pelo contrário, tudo que deveria acontecer era o espectro da máxima e permanente vitória de Deus.

E, diante do ouviram de Jesus naquela noite, os discípulos ficaram profundamente amargurados com a realidade apresentada. E, sabendo que os discípulos não tinham entendido absolutamente nada, Jesus afirma: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim”. Na verdade Jesus estava dizendo vai até parecer que Deus perdeu o controle da situação, que o Pai foi derrotado; mas isso nunca vai acontecer! Tenham confiança em Deus, porque Ele esteve, está e sempre estará no comando. É por viver essa certeza que Jesus, hoje, nos dirige as doces palavras: “Mano, mana tranquilize seu coração mesmo diante dos problemas, das angustias e tribulações, do coronavírus e de tudo que está por vir”.

Essas palavras podem até soar como uma promessa ou um convite distante; principalmente agora que estamos submetidos a tantas pressões da quarentena, incertezas quanto ao futuro, ao lokdown eminente. É por isso que eu lhe pergunto: Como não ficar com o coração perturbado quando a lógica é que efetivamente fiquemos? Como ter paz e serenidade no coração quando tantas coisas estão socando a nossa porta e tumultuando os portões da nossa casa (conforme a expressão de J.H. Jowet).

É por isso que o nosso irmão Jesus, com a serenidade que lhe é peculiar, nos diz: “Creia em Deus; creia em mim, porque eu e o Pai somos um. Tudo o que acontece ou está por acontecer é conforme a determinação de Deus, com um propósito especifico D’Ele. Confie na Sua soberania absoluta, na Sua sabedoria absoluta, na fidelidade absoluta de Deus. Confie no amor absoluto que Deus nutre por você. Porque eu, afirma Jesus, sou a prova viva e palpável de que Deus ama você. Nunca esqueça que nas situações difíceis da sua vida, você encontrou e sempre vai encontrar nas promessas de Deus, reveladas por Jesus, o alívio para a sua tristeza. Estas promessas continuam impressas em letras de ouro que brilham diante de vocês”.

Com essas palavras Jesus está nos convidando a crer N’Ele como Senhor e Salvador da nossa vida, porque as promessas de Deus estão demonstradas visivelmente em Jesus. Deus pode até ser invisível pra você; mas Jesus não o é! Jesus é Deus tomando a forma humana, por amor a mim e a você; Jesus é Deus se vestindo de carne, ossos, pele, sangue, músculos e nervos; Jesus é Deus suando, é Deus com sede, é Deus com fome, é Deus com sono e bocejando e pisando na terra; Jesus é Deus entendendo as complicações da nossa existência e vivendo a nossa ambiguidade. Jesus é Deus concedendo a cada um de nós a estupenda possibilidade de fazermos a oração que diz: “Querido Deus, entregamos nas Tuas mãos a nossa vida e suplicamos que tomes conta de todas as nossas ansiedades. Abençoa Senhor cada um de nós com a Tua paz para que sejamos guardados na Tua doce presença. É o que oramos em nome do mano Jesus Cristo. Amém!”

Para Reflexão

  1. Eu tenho a consciência da amplitude das promessas de Deus na minha vida? Por quê
  2. Independente dos problemas, será que tenho consciência que Deus tem algo de bom preparado pra mim?
  3. O que temos feito com tudo aquilo que tem “tumultuado os portões” da nossa casa?