Pentecostes concede a certeza que somos templos do Espírito Santo

Texto Bíblico: João 20.19,22

19Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: ‘A paz esteja com vocês’. 22Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: ‘Recebam o Espírito Santo”.

Reflexão

Quero que agora você tome consciência de uma grande verdade: Sem a presença do Espírito Santo não existe cristianismo! Foi por conhecer bem a força do Espírito Santo que Jesus prometeu aos discípulos que o poder e a coragem, que aquele grupo precisaria para testemunharem o Senhor no mundo, seria disponibilizado através do sopro do Espírito Santo que encheria suas vidas. E, foi o que aconteceu no Pentecoste quando o Senhor cumpriu essa que é uma das Suas maravilhosas promessas e a franqueou a todos aqueles que desejam viver, plenamente, sob a tutela dos princípios cristãos.

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade e também denominado do “Consolador” que desde a criação, onde movia-se sobre a face das águas, vem se manifestando em diversos momentos; porém, no Ministério de Jesus participa como integrante da missão outorgada por Deus, não como uma energia e sim como uma pessoa, como Aquele responsável em canalizar e distribuir o poder, o amor e a força de Deus (Mq 3,8; Lc 1,35). E, isso demonstra que é o próprio Deus quem “envia o Seu espírito” para onde for necessário e ali fazer a Sua vontade implementando o Seu projeto (Sl 104,30 e 139,7).

É exatamente por isso que as pregações de Jesus revelam uma face de Deus muito característica: O Senhor nunca está estático e isso acontece porque Deus não está restrito a um determinado lugar e nem habita em templos construídos por mãos humanas. Deus habita em templos vivos, homens e mulheres que confessam Jesus como Senhor e Salvador; tornando-se habitação do Espírito Santo, que vem em forma de vento e raios de fogo e gera adoradores em espirito e em verdade.

Voltando à questão do vento, este é nada mais do que o ar em movimento, uma força que o ser humano não pode dominar; por onde o vento passa pode causar mudanças e chacoalhar estruturas. Também assim acontece com o Vento de Deus, que é uma analogia a ação pujante, irrequieta e incontrolável do Espirito Santo. Esse vento nada mais é do que o próprio sopro de Deus sobre a humanidade, que teve seu início lá no Gênesis quando Deus soprou nas narinas de Adão o fôlego da vida e ele viveu (Gn 2,7). É através deste vento que o Senhor concede vida às pessoas que não a tinham. E, como diz Ezequiel ao soprar dos ventos, o Espirito Santo veio dos quatro cantos da terra e encheu aquela multidão de corpos com a vida de Deus formando um grande exército (Ez 37,9). É através do vento que o Senhor, além de conceder a vida, revela todo Seu poder e fala de forma suave também nos enche com Sua maravilhosa presença. (At 2,1-3 e Jo 20,22). E, isso demonstra que onde há o Vento de Deus há movimento; onde há o Vento de Deus temos o agir do Espírito Santo; onde há o Vento de Deus vemos e vivemos milagres e podemos experimentar todas as maravilhas de Deus.

Temos que ter em mente que o Vento de Deus sopra onde quer e ninguém sabe de onde vem e nem tampouco para onde vai. Então, procure viver um sopro de restauração espiritual que advém do vento de Deus. Foi assim com os discípulos que no Pentecostes ficaram encharcados do Espirito Santo e foram revestidos do poder de Deus. Até porque é através do vento do Espirito Santo que Deus mostra a mim e a você, que devemos manter a nossa fé estacionada em algum lugar entre a ressurreição e o Pentecoste para, através do Vento de Deus, possamos viver a certeza que “enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra a vergonha do seu povo;” (Is 25,8). Diante de tudo isso, só nos cabe, depois de abrirmos nosso coração, buscar viver sob a égide do Vento de Deus, para que o Senhor comute a nossa existência para que possamos, dia após dia, clamar ao Senhor fazendo a oração que diz: “Querido Deus, Te pedimos para expurgar de nós um coração duro e os ouvidos fechados à revelação de Tua palavra. Concede-nos, a Tua graça e perdão quando, por ignorância, rejeitamos Teus preceitos e nos afastamos de comungar Contigo. Que o Teu Santo Espírito possa ser soprado em nós e que Tu possas trabalha com cada um de nós e através de nós, transformando o nosso agir. É o que oramos em nome do nosso irmão Jesus Cristo que sopra sob nós o Teu Santo Espirito. Amém!”

Para Reflexão

  1. Como perceber a ação do Vento de Deus na minha vida?
  2. O que fazer para ser levado pelo Vento de Deus?
  3. Reconheço que posso receber a unção do Senhor através do Vento de Deus?