Colocar em prática a semeadura do Senhor

Texto bíblico: Mateus, 13.19-23

19Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. 21Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. 23A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um”.

Reflexão

Numa das mais conhecidas e estudadas de Suas parábolas, Jesus nos conta o quão difícil é levar a Palavra de Deus às pessoas e adverte, para todo aquele que semeia o Evangelho, que busque ter no coração uma certeza: A semente do amor de Deus será lançada a muitos, mas os que verdadeiramente se tornarão boa terra, serão poucos. E, isso acontece, porque por melhores semeadores que consigamos ser, sempre encontraremos terrenos difíceis de semear, áridos e totalmente refratários a mensagem do nosso Deus.

Entretanto, Jesus nos ensina que devemos semear em todos os solos, principalmente naqueles que sabemos ser complexa a semeadura; ou seja, não podemos perder a oportunidade de levar a Palavra de Deus, mesmo que temamos, que estejamos com dúvidas sobre a capacidade dos nossos ouvintes e a vontade de aceitarem a nossa pregação, que deve ser feita não só com belas palavras, mas principalmente com ações e reações, com o nosso testemunho, um testemunho que precisa revelar quem é o nosso Senhor e a quem servimos.

É por isso que a palavra de Deus nos exorta a pregar e ponto; já que o brotar da semente é obra do Espirito Santo que outorga poder a nossa palavra para iniciar o processo de transformação na vida daqueles que a ouvem. E, isso quer dizer que a nossa missão é, única e tão somente, ir pelo mundo pregando o Evangelho a toda criatura, para que todos tenham a possibilidade de serem alcançados pelo amor desse maravilhoso Deus, que conta conosco para levar o Seu amor, mesmo para pessoas que estejam dispostas a recebe-lo.

Até porque, não existira a igreja do Senhor sem que essa missão tenha sido plenamente cumprida. Por isso, devemos ficar atentos ao chamado do nosso Deus para que possamos viver sob e com a inspiração da Sua palavra, de modo que possamos frutificar a trinta, a sessenta e a cem por um. Somente quando produzirmos frutos dignos, saberemos que estamos sob a tutela do Espírito Santo de Deus, caminhando ao lado do Senhor; ouvindo e decodificar a Sua palavra; pois, só assim teremos nossos corações e mentes transformados pela iluminação e a inspiração daqueles que procuram, dia após dia, ser adoradores em espírito e em verdade.

O profeta Isaías consegue traduzir todo o processo que a palavra de Deus faz em nosso coração: Como a chuva desce dos céus, fecundam a terra e faz botar a semente que dará fruto ao semeador, a palavra de Deus desce dos céus, fecunda o nosso coração duro, fazendo brotar os bons propósitos, de maneira que a semente lançada, faça nascer uma árvore frutífera que possa dar frutos em abundância. A grande dificuldade de determinadas pessoas, é permitir que a palavra de Deus consiga regar a terra dura dos nossos corações. E, isso demonstra que a palavra de Deus só conseguirá cumprir o seu propósito na nossa vida, quando permitirmos que ela regue a nossa alma, transforme os nossos maus desígnios, trabalhe nossas dores, enfermidades e características do nosso caráter que possam nos trazer sofrimento e dificuldades.

É por isso e muito mais que não tenho dúvidas que a palavra de Deus não volta vazia, porque ela cumpre o propósito de nos revelar onde temos errado, o que devemos mudar e principalmente, nos afirmar o imenso amor que o Senhor Jesus tem por nós. Entretanto, como já venho dizendo Jesus é um cavalheiro e precisa do nosso consentimento, do desejo de viver através da Sua vontade em nossa vida. Somente assim, provaremos quão boa é a Palavra de Deus para nós, quanto ela pode ser agradável e melhor, o que ela pode produzir de perfeito em nossa vida. Este é um trabalho de agricultor, que aproveita a chuva que rega a terra, para trabalhar esta terra, preparando-a para semeadura, cuidando ao longo do crescimento da planta, para que ela possa se tornar uma árvore frutífera, que dá frutos, a cem, sessenta e a trinta por um.

Assim, só nos cabe, diuturnamente e de todo nosso coração, tomar como nossa a oração que afirma: “Senhor amado que a Tua palavra seja a lâmpada que ilumina nossos pés e que indica o caminho que devemos seguir. Que ela desvende os nossos olhos, para que possamos contemplar todas as maravilhas que a Tua palavra nos concede. É o que oramos em nome do nosso irmão mais velho, o Teu filho amado Jesus Cristo. Amém!”

Para Reflexão

  1. Como posso fazer para me deixar transformar em um semeador da Palavra de Deus?
  2. Quais e quantos sãos os efeitos que a Palavra de Deus produz na nossa vida?
  3. O que consiste em semear o Evangelho?