A opção é sair do barco para viver os milagres

Texto bíblico: Mateus 14.24-31

24A barca, porém, já longe da terra, era batida pelas ondas, porque o vento era contrário. 25Entre as três e as seis da madrugada, Jesus foi até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: ‘É um fantasma!’ E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenham medo’. 28Então Pedro lhe disse: ‘Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água’. 29Jesus respondeu: ‘Venha’. Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me”. 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que você duvidou?’”.

Reflexão

Logo depois das três horas da manhã, no meio do Mar da Galileia, começa se desenrolar uma das cenas mais instigantes que os discípulos viveram durante todo o Ministério de Jesus, onde onze homens, dentre eles Mateus, começaram a testemunhar uma experiencia impactante e apenas um deles protagonizou essa experiencia. Jesus tinha terminado as Suas orações, pós multiplicação dos pães e dos peixes, e foi ao encontro dos discípulos que estavam num barco sendo chacoalhado pelas ondas numa devido a uma forte tormenta; mesmo assim, Jesus chega até eles usando a Sua própria “ponte”: Andando sobre as águas.

Aquela era uma visão assustadora, todos os discípulos estavam com medo, porque homem é tudo frouxo quando as coisas ficaram difíceis; mas, Jesus tenta acalmá-los e Se identifica; aí, acontece algo inesperado: Pedro pede ao Senhor para andar sobre as águas; e, diante do inusitado pedido Jesus diz: “vem Pedro que eu financio o teu projeto; vem com ousadia que eu te espero aqui”. Esse diálogo que Jesus teve com Pedro é exatamente o mesmo que Ele tenta manter com cada um de nós, quando nos incentiva com muito amor, dizendo: “Seja ousado que Deus te apoia incondicionalmente! O Pai quer te vê prosperar”.

Pedro pediu e foi prontamente atendido e por conta dessa ousadia que Pedro pôde começar a andar sobre as águas do Mar da Galileia; mas, quando Pedro sai do barco, dá alguns passos, olha em volta e constata a imensidão do mar, o vento, as ondas e tudo o que estava acontecendo; e, mesmo sendo um pescador, Pedro pensou: “Isso que eu estou fazendo é mega perigoso! Isso não vai dá certo”; aí perdeu o foco, começou logo a afundar e desesperado gritou: “Senhor, salva-me”. Veja que Pedro estava quase chegando, tanto é que Jesus somente estendeu a mão, segurou Pedro, e disse: “Homem fraco na fé, por que você duvidou?”.

Toda vez que leio essa passagem me pergunto: Se Pedro era fraco na fé e todos os outros que ficaram dentro no barco eram o que? Essa constatação demonstra que só temos duas escolhas na vida: Ficar no barco ou sair dele. Sair do barco mesmo tendo medo de afundar, porque o medo de afundar é infinitamente menor do que a certeza que seremos resgatados pelo Senhor. Quantas vezes, clamamos para “andar sobre as águas”, para ver o impossível de Deus acontecer; para provar os milagres, a graça e as bênçãos do Senhor na nossa vida. Às vezes até conseguimos dar uns passinhos; mas, as condições externas nos fazem tirar os olhos do Senhor, miramos nas circunstâncias e afundamos. É por isso, esse relato de Mateus aflora uma grande lição: Não podemos tirar os olhos de Deus! Olhando para Ele, clamando pela Sua intervenção, colocando a nossa fé em prática, passaremos a ver o impossível de Deus sendo derramado sobre nós e provemos do que Ele tem preparado para a vida daquelas e daqueles que recebem D’Ele a prerrogativa de caminhar sobre as águas!

E, o mais interessante foi o que aconteceu depois, quando os discípulos voltaram para margem: Qualquer um dos onze poderia dizer: “Eu vi um homem andando sobre as águas”. Mas, só Pedro tinha a prerrogativa de afirmar: “Eu era o homem que eles viram andando sobre as águas”. E, sabe por que só Pedro poderia dizer isso? Porque quem fica no barco só pode contar milagres a respeito dos outros; porque os milagres de Deus não estão e nem nunca estarão no barco em que você está vivendo; os milagres de Deus estão lá fora. E, somente quem sai do barco pode contar milagres a respeito de si mesmo. Por isso, essa é a hora de você fazer o que nunca fez para poder viver o que nunca viveu e poder contar as suas próprias histórias ao lado do nosso Deus, no lugar de ser um mero narrador das histórias do Senhor com os outros.

Vamos lá, saia desse barco, seja ousada e ousado, vá ao encontro desse Deus maravilhoso que quer pegar na sua mão e te conduzir por caminhos inimagináveis; E, só assim você poderá proclamar a oração que diz: “Querido Deus, nós Te pedimos ajuda para confiar as nossas necessidades a Ti, porque somente Tu Senhor pode nos suster, pois jamais um servo Teu foi derrotado. Tu nos guarda ilesos de todo o mal e quem nos salva no dia da angústia. Portanto, fortalece o nosso coração e a nossa mente, de maneira que nunca tiremos os olhos da Tua face. É o que ti pedimos em nome do nosso querido irmão Jesus Cristo. Amém!”

Para Reflexão

  1. O que entendo pela afirmação “provar os milagres, a graça e as bênçãos de Deus na nossa vida”?
  2. Como manter os olhos fixos no Senhor?
  3. Qual a sua opção: Contar as suas histórias com Deus ou ser um mero narrador das histórias dos outros?