Seguir à risca o “briefing” do Senhor Jesus

Texto Bíblico: Marcos 1.14-20

14Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus: 15‘O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia’. 16Ao passar pela beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus disse para eles: ‘Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens’. 18Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. 20Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus.

Reflexão

A pescaria sempre fez parte do ministério de Jesus, tanto é que sempre foi a maior fonte de ilustração das parábolas do Senhor. Jesus usou a pesca, os pescadores, os peixes, o barco e a rede como símbolos maiores da evangelização que a Sua Igreja precisa realizar no mundo. Por isso, quem está disposto a seguir a Jesus precisa, dia após dia, procurar participar intensivamente do processo de pesca, em todos os seus aspectos e nuances; e, para isso é imperioso um comprometimento objetivo e determinado com aquilo que posso chamar de “briefing” do Senhor (briefing é o ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada), até porque Jesus foi muito claro e objetivo quando nos apresentou todo o conjunto das informações e instruções para que cada um de nós possa imitar os discípulos, procurando fazer a sua parte para exercer a estupenda tarefa de pescadores de homens e mulheres.

Na verdade, o “briefing” do Senhor traz o resumo do que será preciso para executar o projeto de Deus no mundo; é através do “briefing” inserto no Seu Evangelho que Jesus nos conclama para viver para viver uma nova aventura, cheia de desafios e que nos faz andar por caminhos que nunca antes percorremos. Esta aventura nos faz ouvir coisas inefáveis, sons que vão embalar nossos dias, de maneira que provemos o melhor de Deus em nossa vida. Porém, como tudo na vida, essa aventura tem um ônus (pensou que era só bônus?), em algum momento teremos de abrir mão de algumas coisas e deixar tantas outras de lado para seguir as indicações postas por Jesus.

Quando nos apresenta o Seu “briefing”, Jesus nos chama para abrirmos mão das coisas que são parte de nossa existência, não é algo simples, e sempre nos traz um grande desconforto. No caso de Pedro (ainda Simão) e André, eles deixaram de lado seu trabalho, aquilo que dava o sustento de suas casas, para seguir Jesus no projeto de serem pescadores de homens e mulheres. Não é algo fácil de fazer. Entretanto, o chamado D’Ele é simplesmente irresistível, e precisamos estar atentos à voz do Senhor, até porque o “briefing” do Senhor deve nos fazer refletir sobre a nossa própria vida, sobre os caminhos que estamos andando e sobre as prioridades de vida a que temos nos dedicado e se estamos executando aquilo que posso chamar de pesca divina. E, para isso, Jesus nos ensina, todos os dias, a buscarmos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar; ou seja, todos os nossos atos precisam ser realizados para honrar a união com Deus que o nosso irmão Jesus veio restaurar, pois, só assim, a justiça e o amor do Pai que excede todo entendimento, far-se-á presente em nosso dia a dia.

Quando lemos sobre o chamado de Jesus aos Seus discípulos, observamos algo que dificilmente vemos hoje em dia: Uma entrega completa e sem condicionantes daquele que foi chamado. Aqueles homens e mulheres abriram mão das suas vidas para viver a proposta de Deus revelada por Jesus. E, Ele faz isso porque quer agir na nossa vida e través dela; Jesus quer atuar em meio às nossas atividades e através delas; Jesus quer fazer diferença não só com nossas palavras, mas também com ações e reações.

Assim, como chamou Pedro, André, João e Tiago, que trabalhavam como pescadores a serem pescadores de homens e mulheres, Ele também chamou Lucas para ser médico de homens e mulheres. Também chamou Mateus, coletor de impostos, para cobrar a fé verdadeira de homens e mulheres no Deus vivo. Precisamos entender claramente o nosso chamado para seguir Jesus, como algo para ser vivido em nosso tempo, em meio às nossas atividades quotidianas, de forma que o Deus seja honrado e glorificado através de nossa vida. E, Jesus faz isso para que as pessoas que estão ao nosso redor, precisam enxergar a face de Deus através de nós, mesmo apesar de nós. E, a mim a e você só nos resta fazer a seguinte oração: “Querido e amado Deus, o Teu chamado é irresistível, mas precisamos de forças para vencer os nossos temores e dúvidas; para abrir mão das coisas que aparentemente são tão importantes. Dá-nos fé para sermos obedientes e compromissados com a tua obra. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!”

Para Reflexão

  1. Consigo visualizar todos os aspectos e nuances do processo de pesca revelado por Jesus?
  2. Consigo entender e colocar em prática na pescaria de pessoas as instruções do “briefing” do Senhor?
  3. Atendendo ao chamado do Senhor me considero comprometido com a Sua obra?