A presença desse Deus que habita em templos vivos

Texto Bíblico: João 16.12-15

12Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. 13Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. 14O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. 15Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.

Reflexão

Vou começar nossa conversa com uma afirmação de efeito com o objetivo precípuo de lhe fazer pensar: Sem a presença do Espírito Santo de Deus não existe cristianismo! Foi, exatamente por isso e por conhecer bem a força do Espírito Santo, que Jesus prometeu aos discípulos que todo o poder que eles precisariam para serem as Suas testemunhas neste mundo, seria disponibilizado por Deus através do sopro do Espírito Santo que encheria as suas vidas.

E, isso aconteceu porque segundo Jesus, Deus tem uma característica muito bem delineada e altamente relevante: O Senhor nunca está estático e nem tampouco restrito a um determinado lugar. Ou seja, por incrível que possa parecer Deus nunca habitou e nem vai habitar em templos construídos por mãos humanas feitos de tijolo e cimento. Deus, verdadeiramente, habita em templos vivos, homens e mulheres que confessam Jesus como Senhor de suas vidas e, por isso, tornam-se habitação do Espírito Santo, que vem em forma de vento. E, assim se tornam adoradores em espírito e em verdade.

Mas, voltando à questão do sopro, que é nada mais do que o ar em movimento, uma força que o ser humano não pode dominar e por onde passa pode causar várias mudanças. E, isso também acontece com o sopro de Deus, que descreve a ação forte, pujante e irrequieta do Espírito Santo, que é nada mais é do que o próprio sopro de Deus sobre a humanidade. É através do sopro do Espírito Santo que o Senhor concede vida às coisas e pessoas que não a tinham, assim como aconteceu com Adão no jardim do Eden.

Através do sopro Deus concede a vida, revela todo Seu poder e fala de forma suave também nos enche com Sua maravilhosa presença. Foi assim com os discípulos quando no Pentecostes ficaram cheios do Espírito Santo e foram revestidos do poder de Deus. E, isso demonstra que onde há o sopro de Deus, há movimento; onde há o sopro de Deus temos a comprovação das obras arquitetadas pelo Espírito Santo; onde há o Sopro de Deus vemos e vivemos milagres, além de experimentarmos todas as maravilhas de Deus.

É por isso que o sopro de Deus acontece onde quer e ninguém sabe de onde vem e nem tampouco para onde vai. Então, procure viver um sopro de restauração espiritual que advém do sopro de Deus. Um quebrantar do Espírito Santo que nos torna menos donos da verdade, mais humildes, mais autênticos, mais ousados no exercício contínuo de divulgar o plano de Deus para o mundo. É através do sopro que Deus quer fazer a diferença na nossa existência; e, isso acontece quando reconhecemos tamanho e o poder que o Sopro de Deus tem para transformar corações e restaurar vidas. É quando vivenciamos o sopro de Deus que podemos ter a certeza de que aquilo que pedirmos Deus, Ele nos concederá; até porque, todo “aquele que pede recebe; e o que busca encontra;” (Mt 7,7-8). E, isso acontece porque Deus, através do vento do Seu Santo Espírito, concedeu a possibilidade de nos tornarmos Seus embaixadores para concretizar a maior meta posta pelo Senhor: Transformar o mundo em um lugar melhor para se ver e viver.

É através do sopro do Espírito Santo que Deus mostra a mim e a você, que devemos, sob a batuta da nossa fé, ficarmos parados em algum lugar entre a ressurreição e a ascensão de Jesus e o Pentecoste. Ou seja, lembrando tudo que Jesus fez por cada um de nós através da cruz do Calvário. Até porque, segundo as palavras de Jesus, cabe ao Espírito Santo promoveram uma mudança nos nossos paradigmas, mudar a essência e demonstrar que podemos transformar a nossa forma de agir e reagir no mundo e sem esquecer que somos pelo Seu infinito amor, feitos bem-aventuradas e bem-aventurados do Senhor; essa é a verdadeira ação do sopro de Deus. Até porque é através do sopro que “enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra a vergonha do seu povo” (Is 25,8).

Então busque viver o Sopro de Deus para que a sua oração possa ser: “Senhor nosso Deus, livra-nos de um coração duro e ouvidos fechados à revelação da Tua palavra. Pedimos perdão quando nos afastamos de comungar contigo e relevamos a certeza de que cabe ao Teu Santo Espírito abrir os nossos ouvidos e tornar o nosso coração receptível para receber a Tua palavra, reconhecendo, dia após dia, que o Pentecoste foi, é e sempre será o cumprimento da Promessa de Jesus que derramou o Espírito Santo de Deus em Sua plenitude sob cada um de nós. É o que oramos em nome do nosso irmão mais velho Jesus Cristo. Amém!”

Para reflexão

1) O que entendo pela afirmação: “Sem a presença do Espírito Santo de Deus não existe cristianismo”?
2) Como perceber a ação do Sopro de Deus e tomar parte das obras arquitetadas pelo Espírito Santo?
3) O que fazer ser levado pelo Sopro de Deus?
3½) Reconheço que posso receber a unção do Senhor através do Sopro de Deus?