Permitir que o Espírito Santo nos faça nascer de novo

Texto Bíblico: João 3.1-5

1Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos. Era um judeu importante. 2Ele foi encontrar-se de noite com Jesus e disse: ‘Rabi, bem sabemos que és um Mestre vindo da parte de Deus. Realmente, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele’. 3Jesus respondeu: ‘Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus’. 4Nicodemos disse: ‘Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe e nascer?’ 5Jesus respondeu: ‘Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito’.

Reflexão

Estamos encerrando o mês de maio e fazendo uma breve reflexão sobre o Ministério de Jesus podemos constatar que dos inúmeros encontros que Jesus teve, desde os magos até Pilatos, todos eles tinham uma coisa em comum: Marcaram, profunda e contundente, a vida daquelas e daqueles que se encontraram com o Senhor. E, assim foi com Nicodemos, que era um homem religioso, membro do Sinédrio e capaz, intelectualmente falando, de compreender bem os sinais de Deus. Foi nesta condição diferenciada que Nicodemos se encontrou com Jesus, durante a noite, para não se comprometer com os seus pares. Nicodemos reconheceu que Jesus vinha da parte de Deus. Porém, o mais importante deste encontro foi a resposta dada por Jesus: “você precisa nascer de novo, Nicodemos!”.

E, diante dessa afirmação do Senhor quero, sem ter medo de ser dono da verdade, afirmar que todo nascimento continua a ser uma obra de Deus. Embora toda a estratégia divina da fecundação, gestação e parto propriamente dito contam com a fundamental participação da mãe, do pai e dos médicos na gestação e nascimento de uma criança, mesmo assim, continua a ser um milagre divino. Somente Deus pode fazer acontecer, porque, apesar de toda explicação que a ciência pode nos trazer, não há como deixar de reconhecer que existe o toque divino da vida envolto nesta maravilhosa cena da criação.

Olhando esse ciclo da vida podemos constatar que no nascimento biológico, onde existem vários atores envolvidos, só acontece se houver a participação do criador; e essa máxima é mais do que verdadeira no nascimento espiritual. O nascimento físico não é algo que possa ser conquistado, merecido ou pelo qual o nosso esforço é merecedor. Mais ainda, o nascimento espiritual também não é. Vou explicar: Por mais que nós oremos; que purifiquemos a nossa vida; que nos unamos a uma comunidade de fé buscando nascer do alto, estas decisões, vontades e atitudes, não terão qualquer sentido prático, será como um bebê dizer que decidiu ser gerado no ventre de sua mãe. Foi exatamente isso que Nicodemos não entendeu.

Nicodemos com toda a sua prática religiosa não entendeu que a plenitude de Deus só acontece com a ação do Espírito Santo. Devemos nos esforçar para não agir como Nicodemos, repetir os mesmos erros e achar que podemos conquistar a plenitude do Espírito Santo de Deus, quando, na verdade, essa plenitude nos é concedida pelo Senhor Jesus. Ninguém pode se achegar a Deus, sem aceitar receber tudo que nos foi concedido por Jesus. Ou seja, devemos buscar antes de todas as coisas o reino de Deus e a Sua justiça e as outras coisas nos serão acrescentadas.

E, essa maravilha somente é alcançada porque, Deus nos concedeu a graça que Jesus (aquele que nos guia, que nos mostra, através do Seu amor, o caminho a ser seguido, o caminho que é de Deus) através do Espírito Santo possa habitar dentro de cada um de nós. Este ato da graça invisível de Deus se revela ao mundo através do batismo nas águas e do testemunho daquela e daquele que, exatamente como Nicodemos, busca o Senhor Jesus até encontrá-Lo face a face.

E, isso só é possível porque Deus é um Deus de amor e que espera que possamos nos voltar para Ele, reconhecendo toda a nossa fragilidade, além da capacidade de ser muito condescendente quando julgamos a nós mesmos e extremamente rígidos quando julgamos o outro. Assim, devemos ter no coração a mesma disposição de Nicodemos e buscarmos o Senhor, para que possamos morrer para uma vida apartada do amor de Deus e nascer para uma vida revestida pela graça e dirigida pelo Espírito Santo, de forma que alcancemos a plenitude de Cristo Jesus. E a nossa oração certamente será: “Amado Deus e pai de todos nós, Tu tens nos ensinado a buscar-Te de todo o nosso coração, para que sejamos supridos pela maravilhosa graça que esteve, está e sempre estará em Ti. Que sejamos renovados pelo Teu poder e misericórdia e tomemos posse do novo nascimento, para que a nossa essência seja revestida pelo Teu Espírito Santo. É o que te pedimos no maravilhoso nome do nosso irmão Jesus. Amém!”

Para Reflexão

  1. Consigo enxergar Jesus como o caminho que nos leva a um novo nascimento? Por quê?
  2. Como fazer para “buscar antes de todas as coisas o reino de Deus e a Sua justiça”?
  3. Como fazer para permitir que o Espírito Santo de Deus me faça nascer de novo?