O nosso alvo deve ser glorificar a Deus

Texto Bíblico: João 6.24, 28, 32-35

24Quando a multidão viu que nem Jesus nem os discípulos estavam aí, as pessoas subiram nas barcas e foram procurar Jesus em Cafarnaum. 28Então eles perguntaram: ‘O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus?’ 32Jesus respondeu: ‘Eu garanto a vocês: Moisés não deu para vocês o pão que veio do céu. É o meu Pai quem dá para vocês o verdadeiro pão que vem do céu, 33porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo’. 34Então eles pediram: ‘Senhor, dá-nos sempre desse pão’. 35Jesus disse: ‘Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede’”.

Reflexão

Uma das mais admiráveis verdades que eu descobri durante a minha caminhada com o Senhor foi uma magnifica equação: Deus é mais glorificado em mim quando eu sou e estou mais satisfeito N’Ele; e, quanto mais satisfeito N’Ele mais vejo a necessidade de partilhar o que tenho nas mãos, independentemente de considerar pouco ou insignificante. Na verdade, os dons e talentos que de Deus recebemos somente serão úteis quando pudermos fazê-los alcançar os objetivos para os quais nos foram criados: Servir de ponte entre Senhor e o nosso próximo e nos fazendo agir, dia após dia, como instrumentos do Senhor.

E, como um instrumento do Senhor, Deus conta com você, para que Jesus possa fazer nova todas às coisas. Deus conta com você, para que Jesus, através do Espírito Santo, possa lhe usar para multiplicar as benções neste mundo torto e carente em que vivemos. Deus conta com você, para que você possa apregoar aos quatro cantos que foi o Altíssimo quem exaltou Jesus “grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e sob a terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fl 2,9-11).

Todo esse contexto deve ser o lema maior que deve direcionar a nossa vida e, principalmente, o nosso ministério; além de afetar tudo o que fazemos e, sobretudo modificar a forma como vamos agir e reagir, para testemunhar que em tudo, o nosso alvo foi é e sempre será glorificar a esse Deus maravilhoso que tem satisfeito plenamente os anelos, o desejo intenso e as maiores aspirações dos nossos corações. É por conta dessa certeza que todos os dias o Senhor vem ao nosso encontro e, com ternura, afirma: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome”. A glória do pão consiste no quanto é capaz de satisfazer a fome. Mas, não para por ai, o Senhor complementa e reforça a afirmação anterior ao declarar solenemente que “quem acredita em mim nunca mais terá sede”. A glória da água viva, aliado ao pão da vida, está no fato deles juntos, saciarem completamente a nossa necessidade de viver sob a tutela do nosso bom e terno Deus.

Reconhecer Jesus como pão da vida e a água refrescante, renovadora e pura que desce da fonte do coração de Deus, é a unidade básica do ministério do Senhor; e para honrá-la precisamos nos satisfazer em Deus e assim, dar nossa contribuição e fazer diferença onde quer que estejamos. E, quero lhe dizer que nos satisfazer em Deus não é uma opção e sim um verdadeiro dever aos que desejam levar a alcunha de cristão, assim como o são: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 100,2) e “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). É por isso que a nossa responsabilidade é demonstrar que o amor de Deus “é melhor do que a vida” (Sl 63,3).

As palavras de Jesus relatadas por João nos remetem ao texto de Êxodo 23, 20-22, que revela mais uma maravilhosa promessa de Deus: “Vou enviar um anjo na frente de você, para que ele cuide de você no caminho e o leve até o lugar que eu preparei para você. Contudo, se você lhe obedecer fielmente e fizer tudo o que eu disser, então eu serei para você inimigo de seus inimigos e adversário de seus adversários”. Esta foi, é e sempre será a grande promessa de Deus para nossa vida. Ao conceder ao povo de Israel essa promessa, Deus havia os tirado do Egito, salvo do exército de Ramsés II diante do Mar Vermelho e logo depois forneceu o maná para que eles tivessem alimento em sua caminhada até a terra da promessa. E, se você acha isso maravilhoso, ainda teve mais: Uma nuvem protegia-os do sol durante o dia e uma chama de fogo os esquentava à noite. E, isso demonstra que antes mesmo da promessa do anjo que os guardaria de todo o mal, o Senhor já estava com este propósito desde a saída do Egito. Assim também é conosco.

E, mesmo sem presenciar os mesmos milagres que os israelitas viram, mas, com certeza, provaremos da mesma fidelidade, misericórdia e, principalmente, o mesmo e maravilhoso amor, que vem de Jesus o nosso libertador. E, a promessa para quem está engajado na missão que Deus nos concede é de apoio e presença por todo tempo; é isso que Mateus relata ao transcrever as palavras de Jesus: “Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”, fazendo a oração que diz: “Pai Amado, não há nada na terra, por mais que nos alegre, que possa nos satisfazer plenamente. Somente Tu Senhor podes satisfazer os desejos do nosso coração. Por isso devemos ser eternamente gratos por Tu nos ajudares, dia após dia, a saciar a nossa fome e a sede da Tua palavra. É o que Te pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo. Amém!”

Para Reflexão:

  1. Você se reconhece como instrumentos do Senhor? Por quê?
  2. Como fazer para demonstrar com clareza que o amor de Deus “é melhor do que a vida”?
  3. Para viver sob a tutela do nosso bom e terno Deus para onde devo ir?