A força e a constância das promessas de Deus

Texto Bíblico: João 1.10-18

10A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 11Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. 12Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. 13Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus. 14E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade. 15João dá testemunho dele, proclamando: ‘Este é aquele a respeito de quem eu falei: aquele homem que vem depois de mim passou na minha frente, porque existia antes de mim’. 16Porque da sua plenitude todos nós recebemos, e um amor que corresponde ao seu amor. 17Porque a Lei foi dada por Moisés, mas o amor e a fidelidade vieram através de Jesus Cristo. 18Ninguém jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai.

Reflexão

Uma das coisas fascinantes do Evangelho de João é que ali encontramos a certeza de que ninguém nunca poderá entender quem é Deus, a menos que se confronte com a realidade de que Jesus Cristo. Por isso, que depois da constatação, nas últimas semanas de 2021, da imperiosa necessidade de buscarmos o arrependimento, fomentarmos a fé e vivermos sob o julgo da submissão ao Senhor, começamos 2022 com o texto que, a meu ver, condensa, consolida e aglutina todas as maravilhosas promessas do nosso bom e terno Deus. Porém, diante desta descrição, tenho duas perguntas (que neste ato também faço para mim): (a) Será que estamos preparados para viver uma vida inteira na presença do Senhor e não alcançar, em vida, a concretização de algumas ou muitas de Suas promessas? (b) Será que a nossa fé resiste a uma vida apenas de esperanças sem, contudo, provar da concretização das promessas do Senhor?

Faço essas perguntas porque o texto acima contém a consumação da mais importante das promessas do nosso Deus: “A Palavra se fez homem e habitou entre nós”. E, por mais que as coisas mudem ou o tempo passe, a concretização dessa estupenda promessa de Deus continua a exercer o mesmo fascínio, o mesmo poder transformador na vida das pessoas, por revelar a possibilidade, outorgada pelo Ministério de Jesus, de sermos conduzidos diretamente até o coração do Pai. Isso porque, viver a certeza de que “a Palavra se fez homem e habitou entre nós”, deve criar em nós perseverança e alimentar a fé firme em nossos corações. É por conta dessa certeza inabalável que podemos viver a nossa fé mesmo sem provar, plenamente, as promessas de Deus. Não podemos esquecer que Abraão, apesar de ostentar o título de pai da fé, não viu seus filhos na mesma quantidade das “estrelas do céu”. Assim como ele, outros tantos nomes não viram a concretização plena das promessas do Senhor; mas, mesmo assim mantiveram a fé firme em seus corações.

Isso demonstra que a nossa fé deve sempre estar posta no Doador da esperança e não no cumprimento de forma imediata e preferencial das Suas promessas; até porque, a nossa fé deve sempre estar posta N’Aquele que nos possibilita viver na certeza de que todas as coisas, sejam elas boas ou não, cooperam conjuntamente para nosso bem e nos fazem ver que as promessas de Deus continuam sempre novas, emocionantes e maravilhosamente transformadoras. Deus não muda as Suas intenções, não desfaz os Seus projetos e nem a Sua veia restauradora da nossa aliança com Ele. As promessas do Senhor continuam a ter a mesma jovialidade, a mesma doçura e a mesma atualidade de princípios que sempre tiveram; continuam atuais e inspiradoras, capazes de mudar vidas, de transformar sonhos em realidade, de retirar medos e conceder coragem; capazes de comutar a fraqueza por coragem e fazer da incapacidade uma força empreendedora, cuja inspiração será capaz de mudar a nossa geração, da mesma forma como mudou tantas outras.

Por isso digo sem medo de errar, que as promessas de Deus têm e sempre terão aplicabilidade ampla, plena e irrestrita dos preceitos insertos na Sua Palavra e continuam a ser a única verdade que transforma vidas e resgata corações, fazendo novas todas as coisas, gerando uma dependência daquilo que advém diretamente do Pai, através do canal que foi aberto e escancarado pelo nosso irmão Jesus. E, para que possamos viver sob a batuta desta certeza, Deus destina a mim e a você o status de sal da terra e a luz do mundo.
Mas não para por ai, Deus, através de Jesus, nos concede a possibilidade de fazermos a diferença, de sermos pedras coloridas e reluzentes neste mundo monocromático, sem brilho e cor em que vivemos, até porque, os céus passarão, a terra passará, mas a palavra do Senhor continuará viva e, dia após dia, nos leva a fazer a oração que diz: “Querido Deus, queremos ficar com os nossos olhos voltados para o Ti; cremos que Tu és a nossa força e fortaleza; cremos que tudo podemos em Ti que nos fortalece. Temos a certeza Senhor de que Tu podes e vais efetivar a Tua graça na nossa vida, mesmo que não vejamos; e, é nesta certeza que oramos em nome do Teu filho amado Jesus Cristo nos concedeu a dádiva de sermos acolhidos por Ti. Amém”

Para Reflexão

  1. Estou preparado para, vivendo na presença do Senhor, não alcançar, em vida, a concretização de algumas ou muitas de Suas promessas?
  2. As promessas de Deus ajudam você a manter a paciência em momentos difíceis?
  3. Como fazer hoje, aqui e agora, para divulgar a força e a constância das promessas de Deus?