Deixar a glória do Senhor ser revelada em nós e por nós

Texto Bíblico: Lucas 9.28-33

28Oito dias após dizer essas palavras, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Nisso, dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Apareceram na glória, e conversavam sobre o êxodo de Jesus, que iria acontecer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros dormiam profundamente. Quando acordaram, viram a glória de Jesus, e os dois homens que estavam com ele. 33E quando esses homens já iam se afastando, Pedro disse a Jesus: ‘Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias’. Pedro não sabia o que estava dizendo.

Reflexão

Para uma perfeita compreensão deste momento do Ministério de Jesus descrito nos Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), uma informação faz-se extremamente necessária: Este trecho, aqui sob a ótica de Lucas, vem logo após do diálogo entre Pedro e os discípulos sobre quem era Jesus e como deveria ser a forma para um engajamento pleno no projeto apresentado pelo Senhor em decorrência da afirmação: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga” (Lc 9,23). Por isso Lucas liga esse momento tão emblemático com a mensagem sobre a cruz e as suas consequências não só na vida de Jesus mais de toda a humanidade.

Isso porque, na transfiguração encontramos a revelação da manifestação da divindade de Jesus e onde a antiga aliança se liga com a nova. A presença de Moisés e Elias ao lado do Senhor Jesus neste momento nos faz ver que a Lei e os Profetas sempre dirigiram seus testemunhos para Jesus. É neste glorioso momento, que Moisés e Elias (Moisés representa as leis e Elias os profetas) referenciam, de forma clara e inconteste, toda a divindade de Jesus. A glória de Jesus que até aquele momento estava oculta, depois da transfiguração se manifestou de forma aberta e cristalina, como será no dia da Sua volta.

Esta passagem nos revela que em Jesus está contido todo o plano de Deus para humanidade; Jesus é o verbo de Deus, desde o princípio a Palavra estava com Ele e através D’Ele todas as coisas foram criadas. Jesus veio ao mundo com um só objetivo: Oferecer a salvação! E, assim, retirar todos da escuridão; iluminando o caminho e oferecendo a direção para uma reconciliação ampla, total e irrestrita com Deus. A glória de Jesus, antes escondida, agora estava amplamente revelada; porém Jesus alerta aos discípulos para que não dissessem nada antes da ressurreição D’Ele.

Vejo que a transfiguração é a transformação que todo o cristão espera (ou deveria esperar!); a transfiguração é uma nova vida interior concedida pela ação do Espírito Santo de Deus; uma transformação que renova a nossa mente, o nosso coração, nossas ações e reações todos os dias, fazendo que todos conheçam a face do Senhor através da nossa vida.

Porém, (e, sempre tem um “porém”!) não podemos agir como Pedro e os outros apóstolos, que apesar de adorarem Jesus como Senhor, tentaram limitar a Sua ação ao monte. Não podemos pedir para armar tendas onde estamos; precisamos viver a certeza de que a nossa missão só será concretizada quando todos possam reconhecer Jesus como Senhor e Salvador; e, para isso precisaremos experimentar uma confiança tamanha, que nada nos faz sentir inseguros, provando do amor de um pai que nos ama incondicionalmente e buscar andar no caminho de fé que Jesus andou.

A glória do Senhor precisa ser revelada em nós, os cristãos, os que creem N’Ele como Senhor; e, sendo Seus ministros da reconciliação, seremos os instrumentos que revelarão ao mundo a Sua glória. Precisamos estar sempre no monte para louvá-lo e buscar o conhecimento da Sua glória, porém, cheios dela, devemos nos entregar a missão que o Senhor nos chama a viver todos os dias. Mas também precisamos descer e divulgar as maravilhas que o Senhor pode fazer; buscando, um caminho de despojamento do que somos, para viver o que Ele quer que vivamos. E, isso exige humildade, paciência e, principalmente coragem para trilhar um caminho pautado nos princípios que Deus nos ensina.

E, para isso precisamos fazer a oração que diz: “Senhor amado, transforma a nossa mente e o nosso coração pela ação do conhecimento da Tua Palavra, pois ela sempre nos revelará a glória que Tu tens. Ajuda-nos nessa nossa missão de divulgar o Teu nome e Te fazer conhecido na terra, para que as pessoas possam se reconciliar Contigo. Que a nossa face sempre resplandeça a Tua glória. É o que oramos em nome do nosso mano e teu Filho mui amado Jesus Cristo. Amém!”

Para reflexão

1) O que entendo pela afirmação: “A revelação da manifestação da divindade de Jesus”?
2) Tenho a consciência que Jesus veio oferecer a salvação? Caso afirmativo o que fazer para recebê-la?
3) Qual é, sob a minha ótica, a missão que o Senhor nos chama a viver todos os dias?