Entender, viver e propagar o Deus que cura

Texto Bíblico: João 5.2-9

2Em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, existe uma piscina rodeada por cinco corredores cobertos. Em hebraico a piscina chamava-se Betesda. 3Muitos doentes ficavam aí deitados: eram cegos, coxos e paralíticos, esperando que a água se movesse. 4porque um anjo descia de vez em quando e movimentava a água da piscina. O primeiro doente que entrasse na piscina, depois que a água fosse movida, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí ficava um homem que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e ficou sabendo que estava doente havia muito tempo. Então lhe perguntou: “Você quer ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água está se movendo. Quando vou chegando, outro já entrou na minha frente.” 8Jesus disse: “Levante-se, pegue sua cama e ande”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.”

Reflexão

O relato de João descreve mais uma passagem maravilhosa do Ministério de Jesus, que aconteceu ao norte de Jerusalém, perto da chamada Porta das Ovelhas, que tinha esse nome por ser ali onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica. Porém, essas palavras de João, de forma bem incisiva, trazem no seu bojo o verdadeiro segredo da missão de Jesus: Trazer a cura que advém da misericórdia e do amor inseridos de Deus. Mas, devemos notar que antes completamente avesso à publicidade, sendo “low profile” e pedindo que as pessoas não divulgassem os Seus feitos, agora muda a estratégia e em Betesda (que significa “casa de Misericórdia”, onde muitos doentes buscavam a cura), naquele que era um lugar onde, durante anos, a graça de Deus vinha sendo concedida em favor do povo, Jesus escancara a misericórdia e o amor Deus, revelando que N’Ele estava a fonte da cura e da misericórdia para que todos O reconhecessem como, ninguém menos, do que O Filho enviado pelo Deus Altíssimo.

É nesse contexto que Jesus, com o seu bom humor característico, pergunta “Você quer ficar curado?”. Caso aquele homem fosse só um pouco malcriado, certamente diria a Jesus: “Imagina, estou a trinta e oito anos aqui e posso ficar mais uns vinte anos sem problemas!”. Mas, acredito que a pergunta de feita por Jesus teve uma conotação diferente, Jesus esperava que o homem reconhecesse o seu estado e clamasse por ajuda. Mas, quando Jesus perguntou se aquele homem queria ser curado, a resposta que poderia ser um simples “sim”, veio com a explicação de toda a situação em que ele se encontrava; revelando que era uma vítima paralisada dentro de seus limites, dentro da sua própria vida. Veja que logo depois, Jesus o cura, demonstrando que devemos buscar viver o projeto de Deus para a nossa vida, mesmo que demore.

Assim, também muitos de nós, podemos estar paralisados emocional, profissional e até espiritualmente. Lamentamos não receber ajuda e até justificamos os nossos sofrimentos por falhas alheias. Por isso, hoje Jesus, de forma direta e determinada, pergunta a cada um de nós: “Você quer ficar curado?”. E, Jesus faz essa pergunta por saber muito bem que “para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37); então não tenha medo e nem fique preocupado ou preocupada diante dos tombos que a vida proporciona; tome posse da certeza de que para Deus não há impossíveis. Alguém pode até pensar que um paralítico andar é fichinha para o tamanho de milagre que eu estou precisando na minha vida hoje; mas, Jesus revela, que independentemente do tamanho do seu problema, Deus é maior; e, isso deve nos levar a convicção de que o mesmo Jesus que ajudou aquele homem em Betesda, está hoje bem perto de cada um de nós, com os braços abertos, pronto a nos receber com a Sua doce oferta gratuita de amor e de paz. E, para rompermos a barreira da incredulidade e da falta de esperança, que impedem o mover de Deus, e nos impede de constatar o impossível acontecendo nas nossas vidas, o que precisamos fazer é dizer “sim”, abrir o coração e entregar ao Senhor a nossa vida para que Ele dirija a nossa caminhada. E, assim teremos um coração e uma mente plenamente transformados por Deus, para que as nossas palavras, ações e reações sejam coerentes com projeto do Senhor;

Através do exemplo daquele homem no tanque de Betesda, podemos viver sob a certeza do movimento do Espírito Santo que age em nós mesmo sem precisarmos correr e tocar a água que foi agitada pelo anjo de Deus. Ou seja, como igreja do Senhor, cada um de nós precisa buscar, dia após dia, a maturidade e fazer uma apologia da fé, evitando exageros e invenções; precisamos compreender que prosperidade significa, em última análise, estar debaixo do manto, da proteção e das bênçãos de Deus, até porque “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31), tendo como lema de vida a oração que diz: “Querido e mui Amado Deus, tantas vezes oramos e aguardamos, impacientemente, o Teu agir. Mas, Senhor pedimos forças para entregar nossas esperanças a Ti e esperar a manifestação da Tua graça e do Teu poder. Não permitas, oh Senhor um dissociar entre a nossa esperança e a nossa fé; é o que oramos e clamamos em nome de Jesus. Amém!”

Para reflexão

1) Tenho consciência da necessidade de abrir o coração e entregar a nossa vida ao Senhor ? Por quê?
2) Como colocar em prática palavras, ações e reações sejam coerentes com projeto do Senhor?
3) O que fazer para viver e divulgar o quão maravilhoso é manter uma relação perene e saudável com Deus?