Entender e divulgar que Jesus ora por cada um de nós

Texto Bíblico: João 17.20-26

20‘Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, 21para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste. 22Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. 23Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim. 24Pai, aqueles que tu me deste, eu quero que eles estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me amaste antes da criação do mundo. 25Pai justo, o mundo não te reconheceu, mas eu te reconheci. Estes também reconheceram que tu me enviaste. 26E eu tornei o teu nome conhecido para eles. E continuarei a torná-lo conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles’.

Reflexão

As palavras de Jesus, relatadas por João, juntas da incompreensível oração, pouco antes da Sua morte, quando intercedendo a Deus clamou: “Pai perdoa-os eles não sabem o que fazem;” (Lc 23,34), revelam, categoricamente, a enorme preocupação que Jesus tem (assim mesmo no presente!) com cada um de nós, desde sempre; além de ressaltar a busca, incessante, em manter uma relação íntima, pessoal e aberta conosco, revelando, de forma cabal, que Ele, O Filho Amado de Deus, desceu do Seu trono de Glória e Poder para interceder, de forma ininterrupta, pela nossa existência.

Jesus fez e faz isso por saber que Deus nutre uma insuportável saudade de cada um de nós, que mesmo com a nossa natureza falha e tendente ao erro, podemos voltar a caminhar ao lado de Deus, ser por Ele abraçados e ficarmos sob a proteção do Seu colo divino; Jesus fez e faz isso para que nós mesmo batendo no peito e dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!”, vivamos na certeza de que fomos e somos justificados pelo Sangue do Cordeiro, que nos concede a condição de filhas e filhos do Deus Altíssimo.

Foi para poder orar por cada um de nós que Jesus foi julgado, sofreu as maiores atrocidades, morreu e ressuscitou. Por isso, a oração transcrita por João, aliada àquela exposta por Lucas, revelam a certeza de que podemos nos achegar até Deus e dizer bem alto: “Senhor: Aumenta a minha fé!”. E, isso acontece, porque em todo o Seu Ministério Jesus revela que o grande desejo de Deus é cuidar de nós; Deus é Aquele que nos protege, nos mima e faz absurdos por conta deste amor que o Senhor derrama sobre a nossa vida.

Deus não mede esforços para nos ver efetivamente felizes e para que possamos reconhecer que mesmo diante da nossa tendência a arrogância, a empáfia e a incredulidade, é o Senhor, mesmo com todo o Seu poder e majestade, que vem ao nosso encontro e nos encharca com o Seu amor, sempre nos mirando com a retina dos Seus olhos embevecida de amor e de misericórdia. E, louvado seja o Seu Santo nome por isso!

As orações de Jesus em nosso favor, desnudam, além da Sua enorme preocupação, toda a unidade entre Ele, Jesus, com Deus e a preeminente necessidade de nos afastarmos daqueles e daquelas que buscam um Deus individual, extintor de incêndio e que é mais parecido com um gênio da lâmpada, apto tão somente a satisfazer a nossa vontade. As orações de Jesus, em nosso favor, revelam toda a “submissão” do Filho ao Pai;
essa submissão é na verdade uma “sub missão” de apoio à missão arquitetada e direcionada pelo próprio Deus em nosso favor e não implica em anulação, mas sim em priorizar os objetivos do projeto de Deus; até porque, submissão significa pôr de lado tudo àquilo que nos separa do projeto de Deus e revela a preeminente necessidade de nos entregarmos totalmente nas mãos do Senhor para divulgarmos ao mundo que Deus quer criar uma relação única e pessoal com cada um de nós. E, ninguém fez isso como Jesus; por isso agir como Ele agiu deve ser o nosso maior alvo hoje, amanhã e sempre.

Encontramos nas orações de Jesus a resposta para que possamos garantir qualidade a nossa vida e proclamar o infinito amor de Deus por cada um de nós; além de revelar que o amor de Deus nos fará verdadeiros agentes multiplicadores de pães, de vidas; e, o mais importante, multiplicadores desse mesmo amor que teve, tem e sempre terá o condão de transformar o mundo e, o mais importante, nos leva a viver, plenamente, a certeza inabalável de que a “lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão” (Sl 37,31), por isso, precisamos fazer nossas as palavras do Rei Davi: “Reanima a minha alma; guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de Seu Nome” (Sl 23,3), fazendo nossa a oração que diz: “Pai querido, concede-nos sabedoria para mantermos os olhos no céu e assim fazer que o nosso coração seja movido pela Tua vontade e pela Tua missão, revelada no Ministério de Jesus. Que o Teu Santo Espírito possa nos conduzir de tal forma, que a nossa vida seja a expressão real da Tua glória. É o que pedimos no nome do mano Jesus. Amém!”.

Para reflexão

1) Consigo visualizar que Jesus preocupar conosco, de forma ininterrupta? Por quê?
2) O que entendo pela afirmação: “Deus nos mira com a retina dos Seus olhos embevecida de amor e de misericórdia”?
3) Como fazer para participar e divulgar de apoio à missão arquitetada e direcionada pelo próprio Deus?