Viver sob a direção plena do Espírito da verdade

Texto Bíblico: Atos dos Apóstolos 2.1-4

1Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. 3Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 4Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Reflexão

Exatamente como na última semana, vou começar relembrando a incompreensível oração feita por Jesus, pouco antes da Sua morte, quando intercedendo a Deus clamou: “Pai perdoa-os eles não sabem o que fazem;” (Lc 23,34); e, faço isso porque essa oração que revela, categoricamente, a enorme preocupação que Jesus tem (assim mesmo no presente!) com cada um de nós; uma preocupação que fez o Senhor outorgar ao Espírito Santo a, relevantíssima, tarefa de ser o fornecedor do poder, da coragem e do discernimento para testemunharmos, com ações e reações, Jesus e todo o Seu projeto para o mundo.

Foi por conhecer bem a força e a expertise do Espírito Santo que Jesus prometeu aos discípulos, e também a cada um de nós, que o poder que eles precisariam para serem as Suas testemunhas neste mundo, seria por Deus disponibilizado através do Espírito da Verdade. Essas são as razões que nos levam a comemorar o Pentecoste, que é o cumprimento da Promessa de Jesus e revela quão grandiosa é a bênção de Deus sobre nós. Foi, é e sempre será por conta do Pentecoste que podemos dividir a história da Igreja Cristã em dois períodos: O primeiro revela as ações e reações tanto de Jesus quanto dos Seus seguidores, até o dia em que o Senhor foi elevado aos céus; mas, sem que houvesse qualquer descontinuidade, no segundo período, Jesus continua a agir, de forma ampla, plena e irrestrita através do Espírito Santo; por isso que a inconteste relevância deste mandato concedido por Jesus deve nos levar a tomar consciência que sem a presença do Espírito Santo não existe cristianismo!

Por tudo isso, afirmo, sem medo de errar, que a função precípua do Espírito Santo é desnudar, tornar palpável e amplamente compreensível toda magnitude da mensagem de Deus revelada por Jesus; sem o agir do Espírito Santo, não nos seria possível decodificar os desígnios do Senhor para a nossa vida e não teríamos como reconhecer a direção que Deus propõe e impõe para a nossa caminhada. E, isso revela que precisamos da interferência perene e da tradução do Espírito Santo para que possamos reconhecer o trabalho de Deus que vai moldando o nosso coração. Porque, ao trabalhar em nosso coração, Deus desperta em nós tanto o desejo de conhecê-LO melhor, quanto a necessidade de procurar viver segundo os parâmetros da vontade do Senhor.

Fica demonstrado, de forma cabal, que cabe ao Espírito Santo a tarefa de nos conceder as ferramentas necessárias para vivermos sob a égide das verdades a respeito de Deus, expostas pelo nosso irmão mais velho Jesus Cristo; além da possibilidade de tomar posse da certeza de que em nós, apesar de nós e através nós se manifesta a ação pujante e irrequieta do Espírito Santo, que fundamenta a afirmação de Jesus que “o Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês” (Jo 16,14) e revela que somos destinatários de outra estupenda promessa posta por Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10,10).

Através da atuação do Espírito da Verdade Deus revela todo Seu poder e nos enxarca com Sua maravilhosa presença e nos possibilita viver o sopro de restauração para aqueles e aquelas que buscam, através do Espírito Santo, um quebrantar que nos torne menos donos da verdade, mais humildes, mais autênticos e ousados no exercício contínuo de divulgar o projeto de Deus. É através do Espírito da Verdade que Deus revela que, na nossa fé, devemos ficar parados em algum lugar entre a ressurreição e o Pentecostes para que Deus possa fazer a diferença na nossa existência; e, assim, reconheçamos toda a Sua competência para transformar corações, restaurar vidas e nos fazer destinatários da promessa de que todo “aquele que pede recebe; e o que busca encontra;” (Mt 7,7-8).

É convivendo, de forma perene, com o Espírito Santo que poderemos fazer oração que diz: “Senhor nosso Deus, livra-nos de um coração duro e ouvidos fechados ao Teu Santo Espírito; pois, o nosso clamor é para que o Santo Espírito possa agir em nós, apesar de nós e através nós. Que o Teu Espírito Santo abra, permanentemente, os nossos ouvidos, torne o nosso coração receptível e faça de cada um de nós um adorador em Espírito e em verdade. É o que oramos em nome do mano Jesus. Amém!”

Para reflexão

1) Consigo vislumbrar, na minha vida, as razões que nos levam a comemorar o Pentecoste?
2) Defina a afirmação: “direção que Deus propõe e impõe para a nossa caminhada” ?
3) Reconheço que Espírito da Verdade age em nós, apesar de nós e através nós? Por quê?