O importante papel da Eucaristia na Liturgia Anglicana foi discutida pela Consulta Internacional de Liturgia Anglicana

Livro de Oração Comum
Livro de Oração Comum de 2015 da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

A Consulta Internacional de Liturgia Anglicana (International Anglican Liturgical Consultation – IALC) se reuniu em Seul, Coreia, na semana de 19 a 23 de fevereiro. A IALC é a rede oficial para a liturgia na Comunhão Anglicana, reportando-se ao ACC (Conselho Consultivo Anglicano), reunindo liturgistas e líderes de louvor de toda a comunhão para consultar, estudar, e orar juntos, e oferecer recursos para as Igrejas. As consultas ocorrem pelo menos a cada três anos. A reunião de Seul foi compartilhada por um comunicado.
Quarenta e dois membros de 17 Igrejas da Comunhão estiveram presentes. Esta foi a primeira reunião presencial do IALC desde 2019, tendo realizado encontros online durante a pandemia.

A consulta foi sediada pela Igreja Anglicana da Coréia e pela Igreja Catedral da Santa Maria, a Virgem e São Nicolau, Seul. O Revmo. Kyong-Ho Peter Lee, Bispo de Seul e Primaz da Coreia, acolheu a consulta e presidiu a celebração da Eucaristia durante a semana.

A consulta em Seul escutou informes de diferentes igrejas sobre as maneiras nas quais os contextos em mudança impactam a vida de adoração das igrejas. O comunicado conjunto engloba temas diversos como o impacto global da pandemia de Covid e os recursos disponíveis para o trabalho litúrgico; o crescimento do material sendo agora fornecido por meio o acesso remoto e as formas que as igrejas estão abordando a tradução de materiais litúrgicos.

O comunicado também comenta a importância da renovação da Eucaristia nas Igrejas da Comunhão, que considera as significativas mudanças culturais, sociais e tecnológicas que ocorreram nos últimos 30 anos. Ele diz: “Ficou rapidamente claro que, em toda a Comunhão, houve mudanças significativas na maneira como nos reunimos e entendemos o culto, e as lideranças e igrejas precisam de apoio para lidar com os diversos desafios que todos enfrentam.”

O comunicado cita o trabalho realizado pelo 5º IALC em 1995 que disse: “no futuro, a unidade anglicana encontraria sua expressão litúrgica não tanto em textos uniformes, mas em uma abordagem comum à celebração eucarística e uma estrutura que garantiria um equilíbrio entre palavra, oração e sacramento”. O comunicado de 2024 observa: “Esse futuro já chegou.”

Após esta consulta, trabalho adicional será realizado por um Comitê Diretor para considerar em como promover o trabalho por toda a comunhão. As consultas do IALC acontecem pelo menos a cada três anos, e cada consulta designa um comitê diretor que coordenará o pensamento litúrgico entre estas reuniões.

O Rev. Neil Vigers, Executivo do Programa para Unidade, Fé e Ordem na Comunhão Anglicana Secretário do IALC, disse: “Foi uma satisfação encontrar irmãos e irmãs anglicanas aqui em Seul. Tivemos uma acolhida incrível pela Diocese de Seul, e eles nos apoiaram em nosso trabalho conjunto. Foi uma rica e abençoada semana”.

Leia o comunicado completo da Consulta Internacional de Liturgia Anglicana em português.

Artigo publicado em 26/02/2024 no site https://www.anglicannews.org.