Primeira mulher Bispa da Escócia, Anne Dyer, foi consagrada para Aberdeen & Orkney

O Primaz da Igreja Episcopal da Escócia (SEC), Bispo Mark Strange, consagrou a primeira mulher bispa da província durante uma cerimônia na Catedral de St Andrew na cidade de Aberdeen. A Bispa Anne Dyer foi eleita pelo Sínodo Episcopal da Província em novembro último como Bispa de Aberdeen & Orkney, após a diocese ter falhado duas vezes em completar o processo eleitoral. A congregação, que incluiu um número de dignatários civis e da igreja, enfrentou neve extrema para chegar à Catedral. A província abriu suas portas para a sagração de mulheres ao episcopado 14 anos atrás; mas a Bispa Anne é a primeira mulher a ser escolhida na Escócia.

Em janeiro, o Primaz emitiu uma reprimenda pública aos 18 clérigos da diocese que publicaram uma carta aberta criticando a escolha de Anne Dyer, dizendo que “vai diretamente contra os desejos estabelecidos da Diocese em visões que se espera que a nova Bispa mantenha, e ministrar para nós nessa perspectiva”.

O Bispo Mark disse que a eleição “seguiu um período de profundas orações e reflexões por parte dos bispos”, e que “os bispos acreditam e confiam plenamente que foram liderados pelo Espírito Santo na eleição da Cônega Dyer. Ela também compartilha desta convicção e espera se tornar na nova Bispa Diocesana em resposta ao chamado de Deus”.

Em parte, a controvérsia está centrada em suas declarações sobre visões acerca da sexualidade. Em uma entrevista nesta semana em um jornal local, The Press and Journal, a Bispa Anne abordou as preocupações, dizendo: “a Igreja Episcopal Escocesa oficialmente reconhece que não há uma visão sobre o matrimônio hoje dentro de nossa igreja. Nós mantemos diferentes visões de acordo com nossas consciências, mas também após leituras variadas da Bíblia e orações”.

“Qualquer que seja a visão que a pessoa tenha, ela é bem-vinda. É o papel do bispo tentar manter a diversidade unida, permitir que aqueles que discordam encontrem uma causa e propósito comuns, e veja Cristo presente em todas as pessoas. Mas eu imagino que nesta questão as pessoas terão muito a me dizer nos meses e anos por vir”.

Antes da cerimônia, o Bispo Mark comentou: “É um grande privilégio e honra consagrar Anne como nova Bispa de Aberdeen & Orkney e a acolhê-la na Câmara dos Bispos. Este será um momento muito especial na vida da Igreja Episcopal da Escócia, e está sendo encorajador escutar todos os bons desejos que as pessoas têm expressado para a nova etapa do ministério e liderança que Anne agora toma na Diocese de Aberdeen & Orkney”.

Ao final da cerimônia, ele disse: “Estou maravilhado que apesar das condições climáticas e dificuldades de viagem, a Catedral estava cheia de pessoas que simplesmente rejubilaram em resposta as palavras ‘saúdem sua nova bispa’ com aplausos retumbantes. Foi para muitos de nós um momento de espirituosa alegria”.

Publicado em 01/03/2018 no site Anglican Communion News Service.