Mensagem de Natal de 2020 do Bispo Cézar Fernandes Alves

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que Ele ama.” Lucas 2:14

Ao Clero e Povo da Diocese Anglicana de São Paulo, Paz e bem!

Estimadas irmãs e irmãos, com o nascimento de Jesus Cristo, Deus enviou um sinal de esperança ao mundo. Para os que habitavam na terra da sombra da morte resplandeceu a luz (Isaías 9:2).

Celebramos o Natal em 2020, em meio ao sofrimento, tristeza, luto e medo gerados pela pandemia do COVID-19; temor das guerras no mundo, desemprego e incertezas globais. Desse modo, a situação atual exige muita criatividade, espírito de solidariedade, misericórdia e compaixão. Dou graças a Deus, pelo compromisso de nossas Comunidades da Diocese Anglicana de São Paulo com anúncio das Boas Novas do Evangelho do Menino Deus – Emanuel, “Deus conosco” (Mateus 1:23).

Apesar das difíceis condições estruturais e nossa fragilidade, da crise que vivemos no mundo devido ao coronavírus, nossas lideranças, clérigos e laicato, com resiliência e magnanimidade têm trabalhado incansavelmente, proporcionando atendimento pastoral, e assim, podemos experimentar e fortalecer nossa comunhão espiritual em Jesus Cristo.

Este ano, em particular, devemos lembrar de forma especial todas aquelas pessoas que precisam de nossa ajuda, presença solidária e orações: as pessoas pobres, enfermas e enlutadas; para elas e para nós, brilha o Sol da justiça, Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, trazendo cura e esperança (Malaquias 4:2).

“Não tenham medo! ”, Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor (Lucas 2:10,11). Esta é a promessa bíblica que recebemos no Natal, de que Deus cuidará dos medos humanos em todas as épocas, inclusive nesta época de pandemia. É a mensagem reconfortante e esperançosa do Natal, que nós com confiança e fé proclamamos: que Deus, em Jesus Cristo, está conosco. Ele permanecerá conosco, eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28:20). Mesmo que, com a pandemia, muitas coisas tenham mudado, a promessa do Senhor e o seu amor por nós permanece para sempre.

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! (João 16:33). É o que Deus nos diz hoje: tenham bom ânimo! Que Ele, o filho de Maria e José, o menino Deus, abençoe nossas famílias e a toda a humanidade, caminhe a nossa frente e ilumine nossos corações com a luz da fé, esperança e amor.

Com isto em mente, desejo-lhes um Feliz e Santo Natal e um abençoado 2021.

+Cézar Alves